Pequim - Além de suas magistrais atuações no ''Cubo d'Água'', os dias do nadador norte-americano Michael Phelps transcorrem entre massagens, banhos de água gelada, sono e comida, enormes quantidades de comida.
''Estou comendo muita massa e pizza, muito carboidrato'', disse ontem Phelps em uma entrevista coletiva à imprensa, após conquistar sua terceira medalha de ouro (nos 200m livre) em três dias e com três recordes mundiais.
O norte-americano busca históricas oito medalhas de ouro para superar a marca de Mark Spitz, que há 36 anos obteve sete nos Jogos de Munique-1972. Para chegar a essa façanha terá que nadar 17 vezes em nove dias de competição, e conseguir descanso e calorias suficientes para aguentar a maratona. ''Tenho dormido e comido tudo o que posso'', disse a estrela, que divide o quarto com outros cinco companheiros na Vila Olímpica. ''Levanto entre 4h30 e 5 horas a cada manhã, depois durmo outra vez por meia hora e depois me levanto''.
''Levo um tempo para acordar todas as manhãs, mas é pelos Jogos'', acrescentou o nadador, cujas atuações são a única razão pela qual os horários da natação foram invertidos de maneira que as finais fossem disputadas pela manhã e as séries classificatórias, à noite.

mockup