Pivô dos EUA inicia treinos no Grêmio
Claudemir Scalone
De Londrina
O pivô norte-americano Lamont Ford chegou anteontem à noite a Londrina e, na manhã de ontem, já participou do treino do Grêmio/Sercomtel no ginásio Moringão. O jogador, que veio de Houston nos Estados Unidos, é o segundo reforço da equipe londrinense para o Campeonato Nacional de Basquete Masculino. O outro é o pivô Marcão, contratado junto ao Unisanta de Santos (SP), que está há duas semanas na cidade. O lateral Patrick Savoy, o segundo norte-americano que vai reforçar o Grêmio, continua tendo problemas de visto de entrada no Brasil e ainda não definiu sua chegada a Londrina.
Lamont Ford é o quinto pivô do elenco do Grêmio. O jogador de 26 anos e 2,05 metros terá como concorrentes na posição de titular os brasileiros Ivan Bonomi e Luis Fernando, que defendeu a seleção brasileira nos Jogos Pan-Americanos, em Winnipeg (Canadá), no ano passado. Marcão, ex-Unisanta, e Edson são os outros jogadores do setor.
No ano passado, o Grêmio dispensou os dois norte-americanos que contratou por deficiência técnica. O pivô Byron Bell e o armador Randy Bolden ficaram menos de dois meses na cidade. Lamont Ford chega com a expectativa de dominar os rebotes no garrafão, uma forte característica dos jogadores norte-americanos.
Segundo Nelsinho Ferreira, supervisor do Grêmio, Ford mostrou disposição e causou uma boa impressão durante o treinamento de ontem de manhã no Moringão. Ele é um jogador experiente que vem aqui para fazer nome. O Fábio Santana (ala do Grêmio) jogou com ele nos Estados Unidos e recomendou sua contratação, explicou Nelsinho. Ford jogou na Universidade de Ocklahoma, não teve passagem pela NBA (a liga americana profissional de basquete) e jogará pela primeira vez no Brasil.
Apesar do pouco tempo de adaptação à equipe, Ford participará da miniexcursão do Grêmio a São Paulo no início da próxima semana. O time, do técnico Enio Vecchi, fará amistosos contra Casabranca e Vasco/Barueri, na segunda e terça-feira, respectivamente. A partida em Casabranca (120 Km de Ribeirão Preto) será no ginásio Evaldo Rui Monteiro, às 20h30. O jogo em Barueri (Grande São Paulo) acontecerá no ginásio Boa Vista, às 18 horas.
Os jogos serão bons para testá-lo e para que ele se entrose ao grupo, disse Nelsinho, destacando estes serão os únicos amistosos do time antes da estréia no Nacional de Basquete.





