A partir de hoje, os carros da Fórmula Indy começam a rodar pelo oval Emerson Fittipaldi, no Autódromo do Rio de Janeiro. Apontado pelos pilotos como o melhor da categoria, o circuito significa trabalho árduo para os engenheiros. Quando as máquinas entrarem na pista para as duas primeiras sessões de treinos livres, os neurônios dos técnicos e projetistas certamente vão ferver. As mesmas características que agradam aos pilotos - as longas retas seguidas por curvas de baixa velocidade que impõem freadas fortes e reduções de marchas - obrigam os engenheiros a gastar horas em busca do acerto ideal.
BrasileirosFavorito entre os pilotos brasileiros a repetir a vitória de André Ribeiro em 1996, Gil de Ferran quer corresponder à expectativa da torcida sem que a emoção de correr em casa o prejudique. No seu primeiro GP do Brasil, ano passado, Gil admite que teve dificuldades de manter a concentração. ‘‘Apanhei para conseguir me acalmar’’, afirmou. ‘‘As razões do coração são difíceis de explicar. O piloto da Walker entra na pista hoje para os primeiros treinos livres, às 9h45.
Normalmente calmo e metódico, Gil estranhou o seu próprio comportamento em 1996. ‘‘Me senti diferente’’, contou. ‘‘Sempre foi um sonho para mim correr em casa numa categoria de ponta’’. Gil lembrou de momentos passados no mesmo autódromo de Jacarepaguá, onde viu pela primeira vez uma corrida de Fórmula 1, torcendo por Nélson Piquet, em 1982. ‘‘Senti na pele a dificuldade de me desligar de referências antigas e do ambiente que cerca a prova’’.
Este ano, mais experiente, Gil espera ser mais fácil controlar as emoções. ‘‘Não posso deixar que isso me prejudique’’. Domar o nervosismo fora da pista e a agressividade exagerada quando está ao volante são seus dois desafios. Depois de se envolver em cinco acidentes nas primeiras três provas, o piloto vem de um bom quarto lugar em Nazareth. ‘‘Meu início de temporada foi ótimo, embora, é óbvio, eu esperasse ter somado mais pontos’’, comentou. ‘‘Mas o importante é que andamos na frente nas quatro etapas e isso me deixa confiante para a prova de domingo’’.

mockup