A Universidade Estadual de Londrina (UEL) espera concluir em breve a reforma da pista de atletismo, que poderá colocar Londrina no calendário de provas nacionais e internacionais. Após a conclusão das obras, a pista londrinense será homologada como classe 2. A reforma foi iniciada em julho e vai custar R$ 4.889.452,53, recursos oriundos do Ministério do Esporte, via Caixa Econômica Federal, com contrapartida de 2% da UEL.
O projeto prevê também a aquisição de equipamentos como barreiras, colchões para os saltos em altura e com vara, barras e gaiola para o lançamento do martelo.
A atual pista, utilizada nos últimos 15 anos, estava bastante deteriorada e já dificultava até treinamentos. Diferente da antiga, construída a partir da emenda de tiras que chegavam em rolos, a nova estrutura será montada in loco, com uma pasta preparada na hora e que evita emendas, gerando uma vida útil maior.
"Atualmente não existem mais de 600 pistas classe 2 no mundo e, no máximo, umas 30 classe 1. A diferença fica no entorno, na estrutura que acompanha os complexos esportivos olímpicos. Mas, as pistas em si são equivalentes", garantiu o diretor do Centro de Educação Física (CEFE) da UEL, Hélio Serassuelo Junior.
A atual pista da UEL não era homologada. "Esta nova pista vai colocar a cidade no calendário de competições nacionais e internacionais e isso é muito importante para Londrina", frisou Serassuelo.

* Isso impedia a cidade de sediar eventos oficiais da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt)

* A classificação vai permitir ao local sediar competições de alto nível


O Programa Folha Cidadania é o desafio social da Folha de Londrina no combate ao analfabetismo funcional

mockup