Piolho é campeão mundial de skate
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 14 de novembro de 2000
Da Redação 
Com a 13ª posição obtida domingo, na última etapa do Campeonato Mundial de Skate, evento realizado em São Paulo, o paranaense Carlos de Andrade, o Piolho, sagrou-se campeão mundial do estilo street de 2000. Assim, o Brasil fez dois campeões mundiais este ano. É que o carioca Bob Burnquist já havia ganho o título da modalidade vertical por antecipação. Pela primeira vez na história deste esporte, brasileiros obtiveram este tipo de conquista.
Piolho não correu muito bem no ginásio do Ibirapuera (local das disputas), mas fez o suficiente para chegar ao título. Foi bem legal ser campeão no mesmo ano que o Bob. Ele é meu ídolo, comentou o atleta de 22 anos e que mora nos Estados Unidos há dois. Andando de skate ele ganha US$ 5 mil por mês. Tem 1m50 de altura, fato que gerou o seu apelido.
Bob, por sua vez, não apareceu no domingo para brigar pelo título da etapa paulista do Mundial. Competi até a uma hora da madrugada. E já tinha bateria marcado para logo cedo. Ainda não estou acostumado ao fuso horário. Senti-me cansado e preferi descansar. Não sou máquina, disse o skatista que já faturou US$ 1 milhão.
Apesar de não competir, Bob brindou o público com um show-treino. Quem gosta de skate sabe que isso não é só competição. O negócio é curtir o esporte, observou. Ele vibrou com a dupla conquista brasileira e garante que isso vai ser muito importante para o crescimento do esporte nacional. Isso é um marco, declarou.
Os resultados das provas: Street 1º, Rodolfo Ramos, Brasil; 2º, Rodil de Araújo Jr., Brasil; 3º, Nilton Urina, Brasil; e 4º, Kyle Berard, EUA; e Vertivcal 1º, Pierre Luc Gagnon, Canadá; 2º, Andy MacDonald, EUA; 3º, Lincoln Ueda, Brasil; e 4º, Sandro Dias, Brasil.


