Phelps reafirma que quer virar velocista
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 26 de agosto de 2008
Gazeta Press 
Milão - Campeões olímpicos como César Cielo e Alain Bernard podem começar a se preocupar, pois, se após faturar 14 medalhas de ouro olímpicas é difícil encontrar motivação para seguir adiante, Michael Phelps já tem a solução: buscar novos desafios. O maior campeão da história das Olimpíadas confirmou que começará a disputar provas da natação nas quais não é especialista, deixando os 400m medley para trás e tentando a sorte como velocista nos 100m e nos 50m livres.
Depois de quebrar o recorde de sete títulos em uma mesma edição de Jogos Olímpicos que Mark Spitz havia estabelecido em Munique-1972, Phelps admite que buscará mudar um pouco seu estilo para manter a vontade de vencer em Londres-2012. ''Quero descobrir novas provas e sensações, sempre há alguma coisa de novo na natação, mesmo que possa não parecer'', afirmou o nadador em entrevista ao jornal italiano La Gazzetta dello Sport. ''Posso ainda refinar bastante as viradas. O meu 'defeito' é que, se venço, quero sempre vencer mais'', acrescentou.
E Phelps explica quais seriam essas novas sensações, desafiando velocistas de ponta. ''Sei que meu técnico (Bob Bowman) não considera os 50m livres uma prova para mim, mas uma vez na natação quero me divertir e fazer menos esforço: não disputarei mais os 400m medley porque isso me devora a alma e talvez os 200m também'', disse.
O fenômeno norte-americano confirma ainda que se especializará nos 100m livre, prova que está mais acostumado a disputar e na qual tentará bater Bernard, dono do ouro em Pequim. ''Um atleta como Bernard me motiva: fiquei perto de seu recorde mundial e poderia ser um belo desafio em Roma (onde acontecerá o Mundial de Natação, em 2009)'', declarou.


