Pete Sampras é exceção na Austrália
France PresseNas quartas de finalNicolas Escude, que eliminou Guga, venceu ontem Todd WoodbridgeO Aberto da Austrália de 1998 certamente vai entrar para a história como um dos torneios mais surpreendentes do tênis. A competição masculina chega às quartas-de-final sem favoritos, exceção apenas ao norte-americano Pete Sampras. Mas o título ainda pode ir para as mãos de jogadores que jamais ganharam um Grand Slam. No feminino, tudo anda dentro do esperado. A diferença de nível técnico é tão grande que três jogadoras passaram para as quartas-de-final com vitórias de 6/0 e 6/0, como Martina Hingis, Mary Pierce e Lindsay Davenport.
Mais uma grande estrela está fora da disputa do título do Aberto da Austrália de 1998: Andre Agassi, que perdeu para o espanhol Alberto Berasategui por 3/6, 3/6, 6/2, 6/3 e 6/3. O resultado foi uma decepção para o tenista norte-americano que sonhava em ir mais longe neste primeiro Grand Slam do ano, na sua volta ao bom tênis, depois de amargar uma série de derrotadas na temporada passada. Agassi acreditou tanto que poderia chegar ao título que pediu até para a mulher, a atriz Brooke Shields, vir dos Estados Unidos. Mas ela perdeu a viagem.
Um dos nomes que pode aparecer na final de domingo é o de Marcelo Rios. O tenista chileno é o número oito do ranking mundial, mas nunca sequer chegou a uma semifinal de Grand Slam. Vê agora sua grande chance. Ontem, ele garantiu sua vaga nas quartas-de-final ao vencer o francês Lionel Roux por 6/2, 4/6, 6/2 e 6/4 e e está otimista, embora na próxima rodada vá enfrentar o espanhol Alberto Berasategui, que está embalado depois da boa vitória sobre Andre Agassi.
Uma surpresa nesta parte da chave masculina é a presença do francês Nicolas Escude nas quartas-de-final. Ele foi o responsável pela eliminação do brasileiro Gustavo Kuerten, e ontem derrotou o australiano Todd Woodbrigde, com uma boa atuação ao marcar 7/6 (7 x 4), 6/3 e 6/2.
Outro nome pouco conhecido nas quartas-de-final deste Aberto da Austrália é o do alemão Nicolas Kiefer. Depois da saída de Boris Becker e Michael Stich do circuito, ele é o jogador mais bem cotado na Alemanha para chegar às primeiras posições no ranking. Na última rodada, em Melbourne, derrotou o francês Guillaume Raoux por 6/3, 6/4 e 7/5.
DesafiosNa parte de cima da chave, onde está o norte-americano Pete Sampras, o torneio terá definições importantes na rodada de hoje. O líder do ranking e campeão do ano passado joga com o eslovaco Karol Kucera. No outro jogo haverá um desafio de dois bons tenistas: o sueco Jonas Bjorkman enfrenta o checo Petr Korda. Estes dois jogadores vêm de vitórias sobre Sampras. Bjorkman venceu o norte-americano nas finais da Copa Davis, em Gotemburgo, enquanto Korda eliminou Sampras do último US Open.
DuplasAs irmãs Venus e Serena Williams perderam na terceira rodada da chave de duplas para as japonesas Naoko Kijimuta e Nana Miyagi por 6/3 e 6/3. Mas Venus ainda continua na disputa do título de simples. Hoje tenta uma vaga nas semifinais diante de Lindsay Davenport. Outro jogo da rodada do feminino terá Conchita Martinez contra Sandrine Testud.
Nos últimos jogos, Martina Hingis marcou 6/0 e 6/0 em Yayuk Basuki (Indonésia), enquanto Mary Pierce aplicou o mesmo humilhante placar na eslovaca Henrieta Nagyova; Anke Huber (Alemanha) eliminou a sul africana Amanda Coetzer por 2/6, 6/4 e 7/5; Arantxa Sanchez ganhou da japonesa Al Sugyiama por 6/2 e 6/4, enquanto Sandrine Testud derrotou a surpreendente tailandesa (que havia eliminada a campeão de Roland Garros, Iva Mojoli) por 3/6, 6/1 e 6/2.
Os jogos das quartas-de-final do feminino serão Hingis x Pierce, Huber x Arantxa, Conchita Martinez x Sandrine Testud e Venus Williasm com Davenport.





