Pernambucano e queniana vencem a 28 de Janeiro
Apontados como favoritos na prova masculina, os quenianos Amus Mayo Maindi e Daniel Gatheru, treinados pelo técnico Coquinho, de Nova Santa Bárbara, não se deram bem debaixo da chuva que caiu durante a Prova 28 de Janeiro, em Apucarana, domingo à noite. O melhor classificado foi Maindi, que terminou em 4º lugar e subiu ao pódio.
O campeão foi o pernambucano Ubiratan José dos Santos, que já ganhou a sua quarta corrida no ano. Ele cruzou a linha de chegada com o tempo de 29min49s. Em seguida chegaram o carioca Damião de Souza e o paulista Paulo Roberto de Almeida. Completou o pódio, em 5º lugar, o carioca Cosme de Souza, irmão de Damião.
Já na prova feminina as quenianas dominaram o pódio. A vitória ficou com Gladis Chemwend, com tempo de 34min13s. Em 2º lugar chegou Pauline Jhepchumba, atleta de Coquinho. Josiane da Silva, de Nova Santa Bárbara, vencedora da Prova Pedestre de Londrina 2007 foi a 3 colocada; Fridah Iodepa, também do Quênia, foi a 4; e a 5 foi a paulista Maria Zeferina Baldaia, ex-campeã da São Silvestre.
A prova que começou debaixo de chuva, frio e tempo ruim, terminou com tempo bom. Com 46 edições, a 28 de Janeiro é a segunda prova de rua mais tradicional, só perdendo para a São Silvestre. (J.K.)





