Pênaltis? Hélton se diz preparado
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 21 de setembro de 2000
Das agências De Brisbane e Canberra 
O jogo com Camarões pode tirar um pouco o foco da dupla de maior evidência na seleção nas últimas semanas, Ronaldinho e Alex, os dois principais atletas do time e nomes certos na equipe principal que disputa as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2002.
Por causa da possibilidade de a partida ser decidida na prorrogação com o gol de ouro ou morte súbita, como preferem alguns ou ainda nos pênaltis, o goleiro Hélton passou a receber um pouco mais de atenção e conversou longamente com seu preparador, Paulo Cesar Gusmão.
Hélton tem uma carga de responsabilidade bem maior que os demais atletas. Ele tomou a vaga de Dida nos Jogos em função de suas atuações no Vasco e agora pode estar diante de um grande desafio. Se houver uma decisão nos pênaltis, estarei preparado, afirmou o goleiro, destaque nos treinos e jogos da seleção. O segredo de tentar defender uma cobrança de pênalti até que existe, mas Hélton prefere não revelá-lo.
Mais importante de tudo, no instante de um lance que pode definir um jogo ou mesmo uma medalha, é a tranquilidade, segundo Hélton. Ele sabe que milhões de pessoas acompanham a transmissão dos jogos do Brasil e que, muitas vezes, um erro seu pode representar o fim de um projeto. O goleiro, no entanto, compara seu trabalho na seleção com o que faz no Vasco. De certa forma, é a mesma coisa; preciso estar bem no clube para chegar aqui, afirma ele.
A hipótese de o jogo de amanhã terminar com o gol de ouro também é encarada com naturalidade por Hélton, cujo desempenho nas cobranças de pênaltis de Ronaldinho e Alex nos treinos tem sido muito bom. Gusmão considera três fatores fundamentais para um goleiro se sair bem em decisões por pênaltis: deve estar bem fisicamente, com as emoções sob controle e fazer uso da intuição como recurso.
Uma de suas orientações a Hélton é a de que deve permanecer parado, no meio do gol, na eventualidade de um pênalti. As chances de defesa, de acordo com o preparador, são mais prováveis assim, desde que o cobrador chute a bola no raio de ação do goleiro.
Feminino O coração das meninas da Seleção Brasileira começa a bater mais forte à medida que se aproxima o dia da semifinal contra os Estados Unidos pelo torneio de futebol dos Jogos de Sydney. O jogo está marcado para o próximo domingo e que pode garantir uma inédita medalha olímpica.
No primeiro treino realizado em Canberra, no campo do Ainsle Football Club, ontem, o técnico Zé Duarte deu atenção especial às finalizações. Durante mais de uma hora, as jogadoras deram vários chutes a gol. Precisamos acertar a pontaria, que ainda está um pouco deficiente, disse o treinador.
Hoje, a Seleção Brasileira treinará cobrança de pênaltis. Segundo Zé Duarte, isso não significa que jogará para empatar. Temos que estar preparados para tudo, alerta.


