São Paulo, 02 (AE) - A diretoria do Corinthians anunciou no fim da tarde de hoje que recebeu um comunicado oficial da Confederação Sul-Americana informando que o meia Marcelinho Carioca e o lateral Kleber foram suspensos por apenas um jogo pela expulsão na partida contra o Palmeiras, sábado, no Morumbi. Assim, Marcelinho desfalca o time no jogo contra o Cerro Porteño
na quarta-feira, no Pacaembu.
A pena mínima a Marcelinho satisfez a todos no clube. A diretoria esperava uma pena maior, já que o jogador, além de tomar o cartão vermelho, ofendeu o auxiliar José Carlos de Oliveira e ainda fez gestos para a torcida, insinuando que o Corinthians estava sendo roubado.
O Corinthians, no caso, contou com a colaboração de Ildo Nejar
delegado da Confederação Sul-Americana, e também do árbitro Francisco Dacildo Mourão, que não "carregou" no relatório. "Como a televisão mostrou que o gol que o Marcelinho fez foi legal, a reação depois da anulação é, de certa forma, compreensível", afirmou Nejar.
Segundo ele, no relatório Dacildo diz que o atleta foi expulso porque proferiu palavras obscenas, e não por ofensas morais, o que amenizou a situação. "Os fatos constrangedores que a arbitragem proporcionou depuseram a meu favor", acredita Marcelinho. "O regulamento da Libertadores prevê que, em caso de expulsão pura e simples, a pena seja apenas a suspensão automática; o caso só iria para a Comissão Disciplinar, com possibilidade de uma punição mais ampla, se o árbitro carregasse no relatório", afirma José Izar, advogado do Corinthians.
Estréia - Enquanto a diretoria corintiana pensa exclusivamente na Libertadores, o técnico Evaristo de Macedo quer o time totalmente concentrado no Campeonato Paulista. O time inicia a sua participação na competição sábado, enfrentando a Matonense, em Matão, e deverá ter algumas alterações.
Evaristo está disposto a "envelhecer a equipe, tirando os ex-juniores Índio e Fernando Baiano. Rodrigo e Dinei podem ganhar uma chance. O lateral Silvinho, que sofreu uma contusão muscular, não tem presença confirmada. Hoje, o lateral fez um trabalho à parte. Ele fará um teste definitivo na sexta-feira.
Evaristo continua pedindo a contratação de um atacante, mas ela só ocorrerá se o clube fechar um acordo de parceria. "Estamos esperando a autorização do presidente para irmos atrás do atacante", disse Luiz Henrique de Menezes, diretor de Futebol.

mockup