Pelo tri mundial, Cielo vai atrás da melhor prova da vida
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 02 de agosto de 2013
Mariana Lajolo<br>Folhapress 
Barcelona - Para um título inédito, a melhor prova da vida. É o que Cesar Cielo acredita que precise fazer para sair hoje do Palau San Jordi, em Barcelona, como o primeiro tricampeão mundial dos 50 m livre. As finais começam às 13 horas (de Brasília).
Até hoje, o melhor tempo do brasileiro sem os trajes tecnológicos é 21s38. Marca que o francês Florent Manaudou superou na semifinal de ontem para se classificar na primeira colocação: 21s37, terceira melhor da história sem os maiôs. "Foi superforte. Os tempos foram abaixo do que estávamos esperando. Amanhã (hoje), tenho que dar um jeito de achar esse tempo de novo'', disse Cielo, que se classificou em terceiro, empatado com o americano Nathan Adrian.
"Achei que estava mais rápido. Esperava um 21s50 e foi 21s60. Não foi o melhor que dá para colocar ainda, mas tirar 0s30 não vai ser fácil.''
Apesar da prova de Manaudou, campeão em Londres-12, Cielo não acredita que ele tenha amplo favoritismo. Aponta o tempo de Anthony Ervin, segundo, com 21s42.
O americano foi campeão olímpico em Sydney-2000. Em 2003 parou de nadar e voltou para Londres-2012. "O Ervin foi a maior surpresa. Se tem alguém em quem devemos prestar atenção, é nele'', disse Cielo, 26.
O brasileiro venceu os 50 m borboleta, prova que não é olímpica, e testa no Mundial uma série de mudanças. No fim do ano passado, teve os dois joelhos operados. Seu contrato com o Flamengo não foi renovado e a sua equipe de treino, a PRO 2016, acabou. Assinou com o Clube de Campo de Piracicaba. Deixou o técnico Alberto Pinto, o Albertinho, e apostou no americano Scott Goodrich.
O brasileiro Marcelo Chierighini ficou em 10º lugar (21s84) e não foi à final.
Comitê
O brasileiro Thiago Pereira, que terminou na 15ª colocação dos 100m borboleta (52s43) e não foi à final, é o novo vice-presidente do comitê da Federação Internacional de Natação. Ele substitui Gustavo Borges.


