São Paulo, 26 (AE) - O atacante Ronaldinho, da Inter, ganhou um defensor importante na luta por uma vaga na seleção brasileira que disputará as Eliminatórias para a Copa de 2002. Pelé diz que gostaria de ver o técnico Wandeley Luxemburgo dar uma chance ao jogador. "Quero que volte o Ronaldinho, seria importante agora que temos Ronaldinho Gaúcho", disse. "Ele já está treinando, é uma figura importante e espero que ele volte para a seleção brasileira".
Pelé, que esteve hoje no Autódromo de Interlagos para ver o GP Brasil de F-1, considerou lamentável as contusões de Rivaldo e Cafu. "O Athirson também tem feito uma excelente campanha desde que deixou o Santos e voltou para o Flamengo, foi uma pena." O ex-jogador, no entanto, acredita que o País possui atletas de qualidade, que podem substituir os contundidos que foram recentemente cortados.
Santos - Pelé também comentou sobre as investigações nas contas do Santos. Uma auditoria feita pela recém empossada administração do clube apontou que a gestão de Samir Abdul-Hak deixou dívidas de R$ 30 milhões referentes a débitos com a Previdência Social, não pagamento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), adiantamentos solicitados no Clube dos 13 e impréstimos feitos na Federação Paulista de Futebol.
"Eu era a favor da realização dessa auditoria há cinco, dez anos atrás", disse Pelé. Segundo ele, detectar os problemas das administrações é uma atitude que ajuda na moralização do futebol. O jogador, no entanto, prefere cautela no que diz respeito às acusações contra Abdul-Hak. "Quando se fala em dívidas é preciso saber quem é o devedor, provar quem foi que contraiu a dívida."
Clube-empresa - Pelé considera natural os ataques dos dirigentes de vários clubes à criação dos clubes-empresa. "Tudo o que é feito com seriedade, para prestar contas, mostrar tudo às claras recebe resistência - é muito complicado", diz. O ex-jogador, no entanto, acredita que com a chegada do investimento de grandes empresas no Brasil, pela primeira vez, deve ajudar a moralizar o futebol do País.