O Rei Pelé esteve duas vezes em Londrina para enfrentar o LEC no estádio Vitorino Gonçalves Dias (VGD). A primeira partida aconteceu em 19 de maio de 1957, antes de Pelé conquistar o primeiro título da Copa do Mundo de 1958 com a seleção brasileira. O confronto terminou em 7 a 1 para o Santos, com dois gols do craque.

O repórter esportivo Jairde Antônio Prata, o Tatinha, transmitiu esta partida pela rádio Londrina e lembra que o Santos ficou concentrado em hotel localizado na atual Avenida Paraná. "O Pelé tinha 17 anos e ainda não era o Pelé, mas já tinha nome e muitas pessoas queriam se aproximar. Muita gente foi ao hotel e, naquela época era bem fácil o contato com os jogadores. Você ficava no hotel e conseguia fotos, um autógrafo e entrevistas", conta.

Cercado por autoridades e jornalistas, Pelé é entrevistado pelo repórter Tatinha, no VGD
Cercado por autoridades e jornalistas, Pelé é entrevistado pelo repórter Tatinha, no VGD | Foto: Gustavo Carneiro

O segundo duelo foi em 1961 - dia 20 de setembro - e o Santos ganhou por 2 a 1. Desta vez não houve gol do Pelé. "Aí o Pelé já era campeão do mundo e um grande astro. Já andava com segurança no hotel, para chegar no estádio. O VGD ficou lotado porque realmente a vinda do Pelé era um acontecimento para a cidade", ressalta Tatinha, que se aposentou recentemente após mais de 60 anos trabalhando no rádio esportivo de Londrina.

Imagem ilustrativa da imagem Pelé jogou duas vezes contra o Londrina no VGD
| Foto: Gustavo Carneiro

O narrador J. Mateus, autor do livro LEC 40 anos - Do Caçula Gigante ao Tubarão, registrou no seu livro as duas visitas de Pelé a Londrina e lembra que o Santos tinha outros grandes jogadores também como Mauro, Zito, Dorval, Pagão e Coutinho. "Pelé e o Santos fizeram jogos amistosos também na região, em Arapongas e Maringá, com uma goleada histórica na Cidade Canção", aponta.

No dia 28 de julho de 1957, o Arapongas recebeu o Santos e perdeu por 3 a 1 e Pelé não marcou. Em Maringá, a partida foi em 16 de maio de 1965 e o Peixe goleou por 11 a 1 o Grêmio Maringá, com dois gols do Rei.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link