Arena Eurobike é um espaço dentro do estádio Santa Cruz que pretende ser uma casa de shows e eventos internacionais e conta com restaurantes e camarotes
Arena Eurobike é um espaço dentro do estádio Santa Cruz que pretende ser uma casa de shows e eventos internacionais e conta com restaurantes e camarotes | Foto: José Bazzo/Agência Botafogo



Nesta terça-feira (20), Botafogo-SP e Londrina se enfrentam em partida válida pela Série B do Brasileirão. Os dois compartilham de modelos de gestão parecidos. O jogo acontece em um momento em que a discussão sobre o modelo de clube empresa ganha cada vez mais força no Brasil.

Nas últimas semanas, a apresentação do plano dos irmãos Moreira Salles para o Botafogo abriu o debate para o assunto. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, até esteve na CBF e articula em Brasília um projeto para incentivar os clubes a virarem empresas.

O Botafogo-SP, por sua vez, se tornou S/A em maio de 2018 depois que seus sócios aprovaram com unanimidade entre os presentes a transferência do futebol e da gestão do clube para Botafogo Futebol SA, empresa constituída em forma de sociedade anônima, que passou a ser titular do registro na FPF e CBF, e vagas nos campeonatos.

Hoje, o futebol é administrado 60% pelo próprio clube e 40% pela Trex Holding, empresa de investimentos comandada por Adalberto Baptista, que adquiriu essa participação por R$ 8 milhões, após estudo de mercado ter indicado o valor do Botafogo-SP em R$ 20 milhões.

O clube passou a ter um conselho de sete pessoas, sendo três indicadas pelo Botafogo Futebol Clube, duas pela Trexx Holding e duas independentes. "Atualmente, vivemos uma situação financeira de equilíbrio entre receitas e despesas. Fazemos um grande esforço para poder atender todas as demandas de forma que não exceda o nosso limite e no menor custo possível", diz Gustavo Vieira de Oliveira, CEO do Botafogo SA.

Gustavo explica que, dessa forma, é mais fácil gerir o futebol sem que questões políticas interfiram: "Alguns clubes praticam uma boa gestão, mas não conseguem se separar da política. Em um clube-empresa, você pode se isolar deste ambiente em que conselheiros, associados e diretores tomam parte das decisões. Retirando isso, é possível tomar decisões técnicas em diversas áreas”.

A grande novidade no time de Ribeirão Preto foi a construção da Arena Eurobike. O espaço dentro do estádio Santa Cruz pretende ser uma casa de shows e eventos internacionais e conta com restaurantes e camarotes. Inaugurada em junho, o local tem capacidade para 15 mil pessoas.

Em Londrina, o Tubarão esteve perto de encerrar suas atividades em 2009 por conta de dívidas milionárias pelo não pagamento de salários e de direitos trabalhistas. Após ser acionado no Ministério Público do Trabalho, o clube sofreu intervenção judicial e sua administração foi repassada à iniciativa privada.

Em 2011, o Londrina teve a gestão do departamento de futebol repassado à SM Sports, do empresário Sérgio Malucelli. A partir daí, o time paranaense conseguiu se reerguer, conquistou o campeonato estadual em 2014, a Primeira Liga em 2017 e agora luta pelo acesso à Série A.

Hoje em dia, o time já discute o futuro da parceria que tem validade até 31 de dezembro de 2020, baseado nas definições da intervenção do MPT. O objetivo do Tubarão é a criação de uma agenda de encontros que tem o objetivo de planejar o futuro do clube após o vencimento do contrato.

Atualmente, Botafogo-SP e Londrina brigam pelo acesso para a Série A do próximo ano. O jogo desta terça-feira no Estádio Santa Cruz será um confronto direto pelo G-4. O time paranaense ocupa a sexta posição, com 25 pontos, enquanto o Pantera vem logo atrás, com 24.