Pela primeira vez em 24 anos, Seleção não terá paranaenses na Copa
Desde a conquista do penta em 2002 até o Mundial da Rússia, há quatro anos, ao menos um jogador nascido no Estado esteve entre convocados
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 07 de novembro de 2022
Desde a conquista do penta em 2002 até o Mundial da Rússia, há quatro anos, ao menos um jogador nascido no Estado esteve entre convocados
Diego Prazeres - Editor
Pela primeira vez em 24 anos nenhum jogador paranaense disputará a Copa do Mundo pela seleção brasileira. Na lista dos 26 convocados de Tite para o Mundial do Catar, anunciada nesta segunda-feira (7) pelo treinador, não há atletas nascidos no Estado, o que não acontecia desde a Copa do Mundo de 1998, disputada na França.

De 2002 até 2018 a Seleção sempre teve ao menos um jogador paranaense na lista de convocados para a Copa. Há quatro anos, na Rússia, os representantes do Estado foram o meia Fernandinho, de Londrina, e o zagueiro Miranda, natural de Paranavaí (Noroeste).
Na Copa de 2014, além de Fernandinho, o zagueiro Henrique, nascido em Marechal Cândido Rondon (Oeste), foi o outro paranaense na seleção de Felipão que ficou marcada pela goleada por 7 a 1 para a Alemanha, nas semifinais.
Em 2010, o Paraná esteve representado na Copa da África do Sul no time de Dunga por Kléberson, natural de Uraí (Região Metropolitana de Londrina), e o ex-atacante Nilmar, de Bandeirantes (Norte).
No Mundial da Alemanha, em 2006, entre os convocados de Carlos Alberto Parreira estava o então goleiro Rogério Ceni, que é de Pato Branco (Sudoeste).
Por fim, na Copa de 2002, na Coreia do Sul e Japão, o próprio Rogério, Kléberson e o ex-lateral Belletti, nascido em Cascavel (Oeste), foram os paranaenses que conquistaram o penta na Ásia. Kléberson era o único que atuava num clube paranaense - o Athletico.
A LISTA DE TITE
O técnico Tite divulgou agora há pouco a lista dos 26 convocados para a Copa do Mundo no Catar, que para a seleção brasileira começará no próximo dia 24, às 16h (de Brasília), contra a Sérvia. Com o corte confirmado de Philippe Coutinho, do Aston Villa, por lesão muscular, as maiores novidades foram as presenças do lateral-direito Daniel Alves e do atacante Gabriel Martinelli, do Arsenal. Firmino, do Liverpool, que havia disputado a Copa de 2018, na Rússia, ficou de fora.
Tite também confirmou as presenças dos flamenguistas Everton Ribeiro, meia que substitui Coutinho na lista, e Pedro, atacante que brilhou na conquista da Libertadores. Os dois, mais o goleiro Weverton, do Palmeiras, são os únicos três relacionados que atuam no futebol brasileiro. Doze convocados jogam na Premier League, o Campeonato Inglês, o mais forte do mundo.
A convocação de Dani Alves, jogador de 39 anos que está no Pumas, do México, certamente é a mais controversa da relação de Tite. Ele justificou a inclusão do veterano pela experiência, comprometimento e por ser "um dos capitães da equipe".
Veja os 26 convocados:
GOLEIROS
Alisson - Liverpool (ING)
Ederson - Manchester City (ING)
Weverton - Palmeiras
LATERAIS
Danilo - Juventus (ITA)
Alex Sandro - Juventus (ITA)
Daniel Alves - Pumas (MEX)
Alex Telles - Sevilla (ESP)
ZAGUEIROS
Militão - Real Madrid (ESP)
Marquinhos - PSG (FRA)
Thiago Silva - Chelsea (ING)
Bremer - Juventus (ITA)
MEIO-CAMPISTAS
Bruno Guimarães - Newcastle (ING)
Casemiro - Manchester United (ING)
Fabinho - Liverpool (ING)
Fred - Manchester United (ING)
Paquetá - West Ham (ING)
Everton Ribeiro - Flamengo
ATACANTES
Neymar - PSG (FRA)
Vinicius Júnior - Real Madrid (ESP)
Antony - Manchester United (ING)
Rodrygo - Real Madrid (ESP)
Raphinha - Barcelona (ESP)
Richarlison - Tottenham (ING)
Pedro - Flamengo
Gabriel Jesus - Arsenal (ING)
Gabriel Martinelli - Arsenal (ING)
Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.

