Paulistão mantém formato em 2013
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 26 de outubro de 2012
Agência Estado 
São Paulo - O Campeonato Paulista de 2013 manterá o mesmo formato das duas últimas edições e irá durar exatos quatro meses, conforme foi decidido ontem, durante o conselho técnico da Federação Paulista de Futebol (FPF), em São Paulo. A competição terá início em 19 de janeiro e terminará em 19 de maio.
A temporada de 2013 vai estrear um novo modelo no futebol brasileiro, com a Copa do Brasil durando o ano todo. Por isso, o Campeonato Paulista ganhou uma semana a mais em comparação à edição de 2011. No total, são 23 datas reservadas para a competição estadual em São Paulo, que segue com os mesmos 20 participantes.
Da primeira à sétima rodadas, os times terão que jogar duas vezes por semana no Paulistão. Depois, da oitava (em 17 de fevereiro) até a 12ª, os jogos são apenas no fim de semana. Mais quatro rodadas acontecerão em espaço reduzido de apenas 15 dias. Já as três rodadas decisivas do turno e as quatro datas de mata-mata serão em fins de semana.
Pelo regulamento da competição, todos os 20 times jogam entre si no turno. Os oito primeiros colocados avançam às quartas de final, que serão decididas em jogo único, assim como na semifinal. Apenas a decisão do título acontecerá em confronto de ida e volta, nos dias 12 e 19 de maio.
Palmeiras e São Paulo fazem a estreia em casa, respectivamente contra Bragantino e Mirassol. O Santos, atual tricampeão paulista, começa o campeonato visitando o São Bernardo, que volta à primeira divisão. E Corinthians joga contra o Paulista em Jundiaí na primeira rodada.
O Palmeiras joga fora de casa os clássicos contra São Paulo e Corinthians, mas recebe o Santos. Os corintianos também disputam dois clássicos como visitante e só atuam como mandante contra os palmeirenses. O São Paulo recebe seus dois rivais paulistanos e vai à Vila Belmiro pegar o Santos.
Os 20 participantes do Paulistão de 2013 são: Santos, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Ponte Preta, Guarani, São Caetano, Bragantino, Mogi Mirim, Oeste, Mirassol, Linense, Paulista, Ituano, Botafogo, XV de Piracicaba, Penapolense, São Bernardo, União Barbarense e Atlético Sorocaba.


