Araras - O Paulista se classificou ontem pela primeira vez para a final do Campeonato Estadual ao vencer o Palmeiras, na cobrança de pênaltis, por 4 a 3, depois de empate por 3 a 3 no tempo regulamentar. O jogo, válido pelas semifinais, foi disputado no estádio Hermínio Ometto, em Araras. O time de Jundiaí vencia o jogo até os 40 minutos do segundo tempo, cedeu o empate e, com duas defesas do goleiro Márcio nos pênaltis, vai enfrentar o São Caetano na decisão do torneio. O primeiro jogo da série final será disputado no próximo domingo, em local a ser determinado pela Federação Paulista de Futebol.
O trio de ferro do futebol paulista - Corinthians, São Paulo e Palmeiras - fica fora da final do torneio pela primeira vez desde 1990, quando o Bragantino venceu o Novorizontino. Em 2002, o campeão foi o Ituano, mas nenhum dos três participou desta edição.
O Palmeiras partiu para cima desde o início, mas o Paulista aproveitava bem os contra-ataques. Aos 8 minutos, o time de Jundiaí abriu o marcador com Galego cobrando falta. Aos 18, o Paulista ampliou com João Paulo, de cabeça. O Palmeiras diminuiu com Vágner, aos 41. No segundo tempo, o Paulista chegou ao terceiro gol aos 34 com Davi. Seis minutos mais tarde, o Palmeiras diminuiu com Elson cobrando pênalti. O Alviverde conseguiu levar o jogo para os pênaltis no último minuto dos acréscimos. Aos 50, o juiz marcou falta de Asprilla sobre Rafael Marques na intermediária. Pedrinho bateu e a bola entrou no ângulo esquerdo de Márcio.
A decisão foi para a cobrança de pênaltis. Pedrinho acertou o primeiro para o Palmeiras. Danilo, empatou. MuÀoz cobrou no meio do gol e acertou. Amaral deixou o placar igual novamente. Vágner também acertou. O Palmeiras ficou em vantagem quando Canindé atingiu o travessão, no terceiro chute do Paulista. Em seguida, Márcio defendeu a cobrança de Elson. O lateral Lucas tentou o canto direito de Marcos, mas o goleiro fez a defesa. Márcio apareceu novamente, defendendo o chute de Lúcio. Galego acertou o canto direito de Marcos e deixou tudo igual. Nen foi para a sexta cobrança do Palmeiras e chutou para fora. O zagueiro Asprilla chutou forte e colocou o Paulista na final.

Em Araras

Paulista 3 (4)*

Márcio; Lucas, Danilo, Asprilla e Galego; Alemão, Umberto, Aílton (Amaral) e Canindé; João Paulo e Izaías (Davi). Técnico: Zetti

Palmeiras 3 (3)

Marcos; Baiano (Rafael Marques), Nen, Leonardo e Lúcio; Correa, Magrão, Diego Souza (Élson) e Pedrinho; MuÀoz e Vágner. Técnico: Jair Picerni

Árbitro: Cléber Wellington Abade
Estádio: Hermínio Ometto, em Araras (SP)
Gols: Galego (8 do 1º), João Paulo (16 do 1º) e Vágner (41 do 1º); Davi (34 do 2º), Élson (40 do 2º) e Pedrinho (50 do 2º)
Expulsões: Davi (PAU) Correa e Magrão (PAL)
* decisão por pênaltis