Parreira confirma Adriano para estréia
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 17 de junho de 2003
Wagner Vilaron<br> Agência Estado 
Paris - Tudo parecia estar bem para Luís Fabiano. Depois de três dias afastado dos treinamentos com bola, finalmente fora liberado pela equipe médica para participar do coletivo de ontem, que definiria o time que começa a partida de amanhã contra Camarões, estréia do Brasil na Copa das Confederações, às 16 horas (horário de Brasília), no Stade de France, em Paris. E de fato os titulares estão definidos. E o atacante são-paulino não está entre eles. ''Já está certo. Vai jogar o Adriano. Ele (Luís Fabiano) está vetado pelo médico'', afirmou o técnico Carlos Alberto Parreira.
Luís Fabiano voltou a sentir a dor na parte posterior da coxa direita. O médico José Luís Runco reavaliou a situação e conversou com a comissão técnica. Ficou acertado que o atleta vai ser submetido a um exame de ressonância magnética hoje. Se o resultado não apontar lesão, o atacante permanecerá no grupo, novamente em tratamento. Porém, em caso de diagnóstico positivo, pode ser cortado. ''Funciona assim: primeiro pedimos à Fifa uma clínica credenciada para a realização do exame. Feito isso, temos até 24 horas antes do jogo para solicitar a inclusão de outro jogador'', explicou Runco.
Já Parreira preferiu não comentar a hipótese. Para o treinador, o assunto ainda não foi discutido internamente. Assim, não há razão para comentá-lo. ''Não vamos decidir nada antes do exame. É preciso esperar agora para ver o que vai acontecer'', afirmou. ''Além do mais, nós ainda temos aqui o Ilan. A convocação foi bem feita, tudo foi bem dividido e o grupo está bem servido, com boas opções.''
Luís Fabiano chegou a iniciar o treino entre os titulares. Porém, o treinador contou que percebeu o atleta ''desconfortável'' no campo.
Assim, optou por Adriano. ''Até tinha a idéia de começar o jogo com a mesma equipe que enfrentou a Nigéria. Mas diante disso, vamos mudar'', observou Parreira. O treinador disse não acreditar que a forma de jogar seja alterada. ''O Adriano cai mais pelo lado esquerdo do ataque, é forte e pode enfrentar bem os africanos, enquanto o Luís vai pela direita. Mas os dois encaixam o setor com o Ronaldinho.'' A decepção do são-paulino contrastava com a alegria de Adriano.
Lembrado por Parreira desde a primeira convocação, o atacante do Parma achava que seria o titular frente os nigerianos. Acabou preterido. ''É bom sair jogando para mostrar o meu futebol'', afirmou, quando ainda não tinha certeza de sua escalação.
Visita O atacante Ronaldo, do Real Madrid, estará em Paris no dia 24 para receber premiação da Academia de Esportes. Sua visita é aguardada na concentração brasileira quando o time voltar à capital, seja para a disputa da semifinal ou da decisão. Por enquanto, o artilheiro da última Copa do Mundo falou com os amigos apenas por telefone.
Ontem, durante o treino da seleção no CT do Paris Saint-Germain, o assessor de imprensa da CBF e de Ronaldo, Rodrigo Paiva, recebeu o passaporte vermelho da Organização das Nações Unidas (ONU). Ronaldo é o único brasileiro que porta tal documento, renovado ontem.
Se o ''Fenômeno'' ainda não apareceu, quem visitou a seleção ontem foi a delegação de 22 crianças que compõem a escola do Balé Bolshoi, em Joinville (SC). O grupo participa do Festival Internacional de Dança, que acontece na Alemanha.


