Nos dias 29 de fevereiro e 1º de março, o Parque Ney Braga receberá uma das maiores referências do Hipismo mundial, o holandês Rob Ehrens, atual técnico do Japão, que disputará as Olimpíadas de Paris neste ano.

Imagem ilustrativa da imagem Parque Ney Braga ganha nova pista e Centro Hípico
| Foto: SRP

Sua vinda marca a inauguração do Centro Hípico IMPACTO – SRP, um projeto que representa uma revolução na estrutura de pistas equestres, reunindo três pistas de alta performance e que promete elevar o nível do Hipismo no Estado. Ao longo dos dois dias – entre às 8h e 18h, o técnico ministrará uma clínica exclusiva para alunos e convidados.

A prática do hipismo vem de uma tradição de 35 anos no Parque Ney Braga, com uma escola ativa e competições regulares. No entanto, em 2018, a escola encerrou suas atividades e não teve continuidade após a pandemia. O retorno do Hipismo no Parque ocorreu durante a ExpoLondrina 2023.

“A programação de Hipismo na Expo de 2023 foi realizada na pista central. O resultado foi tão bacana que surgiu a ideia de resgatar a tradição e voltar com a modalidade ao longo de todo o ano no Parque. Mas não para fazer um Hipismo qualquer. Planejamos todos os detalhes ao longo de vários meses, pesquisamos os melhores materiais, buscamos parceiros e empresas ímpares do segmento. O objetivo era realmente executar algo que causasse um impacto grande e positivo. E daí nasceu o nome da escola: IMPACTO”, conta Danton Dequech, conselheiro fiscal da Sociedade Rural do Paraná e gestor da escola de equitação e Hipismo, IMPACTO.

Dequech explica que hoje a realização de provas está muito concentrada nos grandes centros e os ótimos atletas que a região tem merecem um espaço que atendam suas necessidades e de suas famílias, que ofereça segurança e infraestrutura de qualidade.

“As três pistas da IMPACTO – SRP contam com normas do mais elevado padrão de exigência do Hipismo de alta performance e temos uma equipe técnica de referência no segmento, com mais de 30 anos de experiência. Temos tudo para tornar este um grande Centro Hípico de excelência”, destaca.

O presidente da Sociedade Rural do Paraná, Marcelo Janene El-Kadre, salienta que a chegada do Centro Hípico IMPACTO – SRP representa um marco não só para os amantes do esporte equestre como para toda a cidade. “Além de fomentar a prática da atividade, enriquece o cenário esportivo local, promove o desenvolvimento econômico e o turismo. Teremos a oportunidade de receber competições de alto nível, atraindo atletas e visitantes de diferentes partes do país e do mundo.”

A Equipe Tonon de Hipismo, de Curitiba, formada por cavaleiros profissionais que ensinam equitação e salto, é responsável pela assessoria técnica prestada ao Centro Hípico IMPACTO – SRP. “Na minha opinião, é uma das melhores equipes formadoras de atletas de alta performance. Eles abraçaram o projeto e acreditaram em tudo o que nos propomos a fazer aqui”, ressalta o gestor da escola.

Além das três pistas, foram criadas 50 baias para atender o Centro Hípico – hoje o Parque comporta até 400 baias dentro de pavilhões cobertos - e um pátio para trailers e caminhões também já está em construção. Paralelamente, várias áreas do Parque Ney Braga vêm recebendo melhorias com o objetivo de oferecer uma infraestrutura cada vez melhor e se firmar como um grande centro de eventos. No caso dos esportes equestres, o objetivo da diretoria da entidade é ser uma referência para a realização de eventos estaduais, nacionais e até internacionais.

"Nós nos empenhamos muito para proporcionar uma estrutura de excelência para receber os atletas, cavalos, cavaleiros e amazonas. A estrutura desse Centro comportará grandes provas e eu tenho certeza que realmente vai trazer um impacto significativo para toda a comunidade hípica. Nosso objetivo é atrair grandes eventos para os amantes de cavalos e também oferecer entretenimento para as famílias”, afirma a diretora de Atividades Equestres da SRP, Roberta Garbelini Gomes.

O Centro

O Centro Hípico IMPACTO – SRP é composto por três pistas de alta performance: uma medindo 75x35m, aproximadamente, voltada às atividades da escola; o picadeiro coberto, com 50x20m, aproximadamente, para ser utilizado principalmente em dias de chuva ou muito sol; e a Pista Principal, medindo 75x50m, aproximadamente, construída pela Best Arena Engenharia – referência mundial na construção de pisos para Hipismo – , que conta com areia produzida pela marca Jundu, responsável pelo piso de areia desenvolvido para os Jogos Olímpicos de 2016 no Brasil. O Centro Hípico IMPACTO - SRP conta com dois patrocinadores principais: GWM e Sicredi.