Paratletas da Adefil batem recordes em Circuito Nacional
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 16 de julho de 2012
João Fortes<br> Reportagem Local 
Londrina foi mais uma vez bem representada por paratletas que competiram no Circuito Loterias Caixa, realizado em São Paulo, no último fim de semana, quando foram disputadas a etapa nacional de atletismo e natação e a regional de halterofilismo.
Em preparação para as Paralimpíadas de Londres, a halterofilista Márcia Menezes (Energético Insano-Ouro Fino), da Adefil, quebrou o seu próprio recorde brasileiro com o levantamento de 115 kg - a marca anterior era de 106 kg. ''Quando eu quebrei o recorde com 106 kg tinha acabado de passar uma semana em Uberlândia treinando com a seleção e dessa vez foi assim também com esse novo recorde. A gente passa um período de treino muito intensivo lá e faz bastante diferença. A preparação em Londrina e a estrutura que o Comitê Paraolímpico oferece também estão ajudando bastante'', declara Márcia.
Ela conta ainda que durante a competição do fim de semana chegou a levantar o peso de 120 kg, mas a bateria foi queimada por detalhes na técnica de levantamento que não saíram corretamente. ''Qualquer detalhe de técnica que não sai muito bem já queima a prova. Mas o importante é que consegui levantar, não faltou força. Agora preciso trabalhar mais a técnica durante os treinos'', afirma. Márcia lembra também que a marca de 120 kg, provavelmente, seria suficiente para conquistar uma medalha nas Paralimpíadas, mas ela pretende fazer ainda melhor. ''Com 120 kg acho que pegaria um terceiro lugar, mas a meta mesmo é levantar 130 kg''.
Além de Márcia, outros dois atletas da Adefil se saíram bem no circuito da Caixa. Edevaldo Pereira da Silva bateu dois recordes brasileiros, que também eram seus. No lançamento de dardo, ele levou a medalha de ouro e fez a marca de 40m90, frente aos 38m53 do recorde anterior. Já no salto em distância, Silva ficou em segundo lugar. Porém, como a prova teve a unificação de categorias, ele bateu o recorde da sua, T42 (amputados e outros), com 4m78, três centímetros a mais do recorde superado.
Também no atletismo, a velocista Terezinha dos Santos levou duas medalhas de prata, nos 200 e 400 metros rasos, além de um bronze nos 100 metros.


