Paranavaí segura empate e leva título inédito
PUBLICAÇÃO
domingo, 06 de maio de 2007
Luciano Balarotti<br>Equipe da Folha 
Curitiba - Sem fugir de suas características, marcando implacavelmente o adversário, o Paranavaí garantiu ontem o empate sem gols com o Paraná Clube que lhe valeu o inédito título do Campeonato Paranaense. A bem montada equipe de Amauri Knevitz mais uma vez teve na defesa o principal destaque e leva a taça para o interior depois de 14 títulos seguidos dos clubes da capital.
A festa armada pelo Paraná chegou a parecer certa no início do jogo. Partindo para cima, o Tricolor teve a primeira chance no primeiro minuto, em chute de Josiel que a zaga afastou. Os zagueiros do Paranavaí, principalmente Diego Côrrea, demonstraram insegurança nos primeiros lances e abusaram das faltas - foram sete em apenas dez minutos. O Vermelhinho passava sufoco, mas a bola queimava nos pés paranistas, levando a erros de finalizações. Josiel, Dinélson, Xaves e Léo Matos perderam quatro chances no primeiros 15 minutos. O lateral-direito protagonizava as melhores jogadas da equipe que, aos poucos entrou no jogo do ACP, e diminuiu a pressão.
As raras chances passaram a vir em cobranças de faltas e escanteios, sempre rechaçadas pela zaga. Aos 20 minutos o Paranavaí equilibrou o jogo e passou a contra-atacar. A primeira chance veio com Roque, que adiantou demais a bola. No minuto seguinte Gérson tabelou com Josiel, matou no peito e só não fez um golaço porque bateu mal de dentro da área. A péssima pontaria irritava a torcida e os próprios jogadores, que insistiam em lançamento longos. Em um deles, Josiel só não marcou, aos 27, porque o goleiro Vanderlei foi mais esperto e chegou antes na bola. Sempre pressionando, o Paraná teve nova chance aos 37 minutos, quando Dinélson errou o alvo em chute cruzado. No contra-ataque, Gilberto Flores bateu perto da trave direita de Flávio, e quase calou a Vila.
No início do segundo tempo o Vermelhinho quase surpreendeu em chute de Tiago, que acertou o lado externo da rede aos 20 segundos. Aos 10 minutos, Edenilson, mal em campo, perdeu chance clara. Zetti então colocou Lima no lugar de Xaves e o time foi definitivamente para o ataque. Aos 15 Gérson bateu de longe, com algum perigo. Em seguida Egídio isolou a bola. O Paranavaí só assustava nos contra-ataques e Edenilson perdeu duas chances aos 19 e 20 minutos.
Aos 21, Vinícius Pacheco, deslocado para a esquerda, exigiu grande defesa de Vanderlei em uma bomba de dentro da área. Aos 30, Josiel tentou uma bicicleta e quase surpreendeu o goleiro. No minuto seguinte foi Léo Matos que tentou cruzar e só não marcou porque Vanderlei salvou. A desordenada pressão parava na zaga adversária e no goleiro - o melhor em campo - que pegou ainda um chute de Gérson aos 35 e uma cabeçada de Josiel no lance seguinte. Joelson perdeu gol aos 37, cabeceando para fora, e Lima desperdiçou a última chance aos 41. Aos 44 foi a vez de Flávio salvar o Paraná em chute de Márcio, que quase coroou com vitória o título já garantido.
EM CURITIBA
Paraná Clube 0
Flávio; Léo Matos, Daniel Marques, Neguette e Egídio (Everton); Xaves (Lima), Beto, Gérson e Dinélson (Joelson); Vinícius Pacheco e Josiel; Técnico: Zetti.
Paranavaí 0
Vanderlei; Rodrigo de Lazzari, Robenval e Diego Côrrea; Gilberto Flores, Márcio, Tales, Agnaldo (Rafael Pulga) e Roque (Adriano); Tiago e Edenilson (Léo Santos); Técnico: Amauri Knevitz.
Árbitro: Evandro Rogério Roman
Estádio: Vila Capanema
Renda R$ 388.010,00
Público: 17.214


