Marcos Freitas
De Londrina
Vencido o desafio da convocação, o próximo objetivo dos cinco jogadores nascidos ou revelados em clubes paranaenses passa a ser a conquista de uma vaga no time titular que disputará o Pré-Olímpico em Londrina, a partir do dia 19. Alex, ‘capitão’ da equipe após o corte de Denílson, é titular absoluto. Mozart tem praticamente garantido um lugar no meio-de-campo. Adriano, Lucas e Warley ainda terão de ‘cavar’ um lugar no time.
Sobre a possibilidade de atuar com os outros três jogadores revelados no futebol paranaense, Alex prefere a cautela: ‘‘Isto é uma decisão que só cabe ao professor Luxemburgo’’, diz. Quando perguntado sobre alguma orientação para os companheiros, Alex se esquiva: ‘‘Eles estão bem crescidos e sabem o que devem fazer’’.
Já o volante Mozart está mais animado em ter a oportunidade de atuar com os paranaenses. Para ele, seria um presente para o Estado que abriga os jogos do Torneio Pré-Olímpico. ‘‘Acho que todo mundo iria gostar de ver jogando cinco atletas que foram revelados aqui’’, afirma. Porém, como nem mesmo ele sabe se está garantido entre os titulares, Mozart conta que só pensa em trabalhar forte para conseguir um lugar no time principal . ‘‘Por enquanto, é treinar e se esforçar o máximo para agradar ao treinador’’, diz, em tom de bom moço.
Para o meio-campista Warley, a possibilidade de atuar com Alex, Mozart, Lucas e Adriano seria muito interessante. Ele conta que conhece o futebol dos atletas e acredita que, se houver um grande empenho de todos, a Seleção poderá tê-los entre os titulares. ‘‘São bons jogadores, muito esforçados e têm tudo para fazer boas apresentações’’, afirma. ‘‘Mas como quem decide o time é o treinador, só nos resta treinar.’’
Modesto e humilde por saber que entrou na seleção na ‘segunda chamada’, Lucas, que fez 30 gols no ano passado pelo Atlético, diz que o importante é estar no grupo: ‘‘ É claro que gostaria de ser titular. Mas pelas circunstâncias, o importante agora é fazer parte da Seleção. Depois, a gente vê como é que fica esta briga por posição.’’