Semifinalista no ano passado, Copagril/Marechal será um dos representantes do Estado
Semifinalista no ano passado, Copagril/Marechal será um dos representantes do Estado | Foto: Divulgação



Nesta quarta-feira (27), será realizado em São Paulo o arbitral com a definição da tabela da Liga Nacional de Futsal de 2019. O Paraná será o Estado com mais equipes na disputa: seis ao todo. Além do campeão do ano passado, o Pato Futsal, o Estado será representado por Cascavel, Foz Cataratas, Copagril/Marechal Cândido Rondon, Marreco (de Francisco Beltrão) e Integrado Campo Mourão Umbro Futsal.

A princípio, o atual campeão Pato Futsal estrearia no dia 6 de abril contra o São José (SP), mas esse confronto está sujeito a alteração. Antes disso, enfrenta o Marreco, em Francisco Beltrão, no dia 14 de março, no chamado Clássico das Penas, em partida válida pela Supercopa de Futsal 2019, quadrangular que vale vaga para a Libertadores de Futsal. Também participam da competição o Corinthians e o Atlântico de Erechim (RS). A final será realizada no dia 16.

O presidente do Pato Futsal, Luiz Sérgio Lavarda, conhecido como Lavardinha, afirmou que, em função do sucesso do time em 2018, houve supervalorização do elenco e a migração de muitos atletas para outros times. "Nossa equipe para esta temporada está bastante reformulada, com um grupo de 19 atletas. Mantivemos a comissão técnica, com o técnico Sérgio Lacerda", explicou. "É uma equipe mais homogênea do ponto de vista físico e técnico e com perfil mais de marcação do que a do ano passado, mas ao mesmo tempo não deixou de ter características ofensivas de drible e chute de média e longa distâncias. Nós só precisamos trabalhar o entrosamento", afirmou o presidente.

Desde o início do ano, a equipe tem disputado partidas para conseguir esse entrosamento. "Nesta temporada, sofremos apenas uma derrota. Apesar da renovação, temos tido bons resultados. Em um torneio disputado no Rio Grande do Sul, vencemos o Carlos Barbosa e o Peñarol. Perdemos para o Jaraguá e vencemos o Cascavel. No geral, a equipe está em um bom momento. O futsal brasileiro apresenta um equilíbrio muito grande e são os detalhes que precisam ser trabalhados", destacou.

Estreia

Na equipe paranaense estreante na Liga, o Integrado Campo Mourão Umbro Futsal, a apresentação do elenco foi em 1º de fevereiro e desde então foram realizados testes físicos e exames médicos. O supervisor da equipe, Guilherme Guimarães Turquino, relatou que o objetivo é ter uma equipe competitiva tanto para o Estadual como para a Liga Nacional.

"Para o Paranaense, estamos na briga pelo título. Não podemos falar muito, mas estamos entre os mais fortes da competição. Para buscar o título, dependemos apenas do nosso trabalho", declarou. Ele afirmou que outro objetivo é a conquista dos Jogos Abertos do Paraná.

A estreia no Paranaense será no dia 23 de março, contra o São José dos Pinhais, em Campo Mourão, na Arena UTFPR, às 19h30. Já o primeiro jogo na Liga Nacional deve ser no dia 5 de abril, contra o Carlos Barbosa, no Rio Grande do Sul, às 20h15.