Faltando duas rodadas para o término da primeira fase, o Campeonato Paranaense já tem cinco equipes classificadas para as quartas de final. Estão em jogo mais três vagas para a segunda fase e os dois rebaixados para a Divisão de Acesso.

Já estão garantidos nas quartas de final Atheltico, Coritiba, Maringá, Azuriz e Operário. Cianorte, com 13 pontos, e Cascavel, com 12, podem se classificar nesta rodada. O Leão do Vale joga no Willie Davids contra o Maringá e o Cascavel vai até Ponta Grossa pegar o Operário.

A última vaga está em aberto e todos os outros cinco clubes ainda têm chances de se classificar. Ao mesmo tempo que podem avançar, Andraus, Londrina, Galo Maringá, Sãojoseense e PSTC também lutam contra o rebaixamento.

Os dois últimos colocados, Sãojoseense e PSTC, podem ser rebaixados matematicamente nesta rodada caso percam seus jogos. As duas equipes entram em campo no sábado (17) e jogam em casa dois confrontos diretos. O PSTC recebe o Andraus e o time de São José dos Pinhais, o Galo Maringá.

A 10ª rodada do Paranaense marca também a disputa do Atletiba, que acontece no domingo (18), às 18h30, no Couto Pereira. Coritiba e Athletico lutam pela liderança da competição. O rubro-negro, ainda invicto, soma 21 pontos contra 20 do Coxa.