France PresseSuper-JohnsonMichael Johnson exibe camiseta do ‘‘Superman’’, depois de vencer nos 400 m O cubano Ivan Pedroso confirmou o favoritismo e venceu a prova do salto em distância do Mundial de Atletismo de Atenas com a marca de 8,42 metros. O brasileiro Nelson Ferreira Jr. (paranaense de Barbosa Ferraz) ficou em quinto lugar com um salto de 8,04 metros, na melhor participação de um atleta do país na competição até agora. A medalha de prata foi para o norte-americano Erick Walder, com 8,32 metros, e a de bronze para o russo Kirill Sosunov, com 8,18m.
Os brasileiros Zequinha Barbosa e Elisângela Adriano foram eliminados ontem. Zequinha não conseguiu se classificar para as semifinais dos 800 metros, que serão disputadas hoje, ficando em sétimo lugar na sua série da segunda eliminatória com o tempo de 1m47s30 (sua melhor marca para a distância é 1m46s08). Elisângela não conseguiu vaga para a final do lançamento do disco. Com 57,88 metros (seu recorde sul-americano é de 61,4m), Elisângela ficou em nono lugar na sua série de classificação. O norte-americano Michael Johnson ganhou ontem a prova dos 400 metros com 44s12/100. A prata ficou com o ugandense Davis Kamoga, com 44s37/100, e o bronze com o também americano Tyree Washington, com 44s39/100.
Outros resultadosA portuguesa Carla Sacramento ganhou ontem a medalha de ouro na prova dos 1.500 metros com 4m4s24. A prata ficou para a norte-americana Regina Jacobs, que registrou 4m4s63, e o bronze com a suíça Anita Weyermann, com 4m4s70. No lançamento do dardo masculino, o novo campeão olímpico é o sul-africano Marius Corbett. Na final de hoje, ele estabeleceu a marca de 88s40 metros. O inglês Steve Backley ganhou a medalha de prata com 86s80m e o grego Konstantinos Gatzioudis ficou com o bronze com um lançamento de 86s64m.
A queniana Sally Barsosio conquistou ontem a medalha de ouro na prova dos 10.000 metros em Atenas ao correr a distância em 31m32s92. Em segundo lugar chegou a portuguesa Fernanda Ribeiro (31m39s15) e, em terceiro, a japonesa Masako Chiba (31m41s93).
AfricanosO dia de hoje no Mundial de Atletismo pode ser quase que monopolizado pelos africanos, em um dia em que três das cinco finais serão de média e longa distâncias. O duelo entre o marroquino Hicham El Guerrouj e o argelino Nureddin Morceli na prova dos 1.500 metros se apresenta como uma das atrações do dia. Como alternativa está o espanhol Fermín Cacho, que já cruzou duas vezes o caminho dos dois atletas. Em 1992, o espanhol ganhou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Barcelona quando Morceli era o grande favorito.
Também será difícil esquecer o espanhol Reyes Estévez, que participa do revezamento com Cacho, segundo colocado nas semifinais atrás de Morceli.
Haile Gebrselassie, que decidiu na última hora a participar do Mundial devido supostamente às pressões da Federação Internacional, não deve ter dificuldades para conquistar a medalha de ouro na prova dos 10 mil metros.
Na final dos 3 mil metros com barreiras está previsto um duelo queniano entre o atual campeão Moses Kiptanui e seus compatriotas Bernard Barmasai e Wilson Boit Kipketer.

mockup