A Federação Paranaense de Futebol (FPF) homologou as duas primeiras rodadas do Campeonato Paranaense. Em razão da comercialização dos direitos de transmissão com a Rede Massa/SBT, a tabela sofreu algumas alterações e a competição vai começar no sábado (27), com três partidas.

Adversário do LEC na estreia, Maringá fez cinco jogos-treinos de preparação para o Paranaense
Adversário do LEC na estreia, Maringá fez cinco jogos-treinos de preparação para o Paranaense | Foto: Fernando Teramatsu

Com isso, o jogo do Londrina contra o Maringá, inicialmente agendado para o domingo (28), foi antecipado em um dia. O confronto será às 19h15, no estádio do Café. As outras duas partidas que abrem o Estadual no sábado serão Cianorte x Athletico, às 17h15, no Albino Turbay, e FC Cascavel x Paraná, às 19h30, no estádio Olímpico.

Em razão da grade de transmissão da emissora, que pertence à família do governador Ratinho Junior (PSD), a segunda rodada do Paranaense foi antecipada para o meio da próxima semana, com jogos na terça (2) e quarta-feira (3). Paraná e Londrina abrem a rodada na terça-feira, às 21h30, na Vila Capanema. O duelo será transmitido em TV aberta para todo o Estado.

O contrato com a Rede Massa deve render algo em torno de R$ 400 mil para cada um dos 12 clubes participantes do Paranaense.

Preparação

Diversas equipes aproveitaram o último final de semana antes do início do Estadual para realizarem jogos-treinos de preparação para a estreia. Além do empate em 0 a 0 entre Londrina e Linense, no estádio do Café, mais cinco amistosos foram disputados pelos clubes.

Adversário do Tubarão na estreia, o Maringá venceu a Portuguesa Londrinense por 3 a 0. Foi o quinto jogo-treino do time maringaense, que havia jogado duas vezes contra o Cianorte e duas diante do FC Cascavel.

O Operário fez três amistosos na última semana no interior paulista, e no sábado (20) perdeu para o São Bento por 2 a 0. O Fantasma estreia no Estadual no domingo, às 16h, no Germano Krüger, diante do Azuriz, campeão da Divisão de Acesso.

O Toledo fez 2 a 0 na equipe sub-20 da Serpente do Oeste. O Toledo encara na primeira rodada, no domingo, no estádio 14 de Dezembro, o Rio Branco. O time de Paranaguá fez um jogo-treino contra o Athletico em Curitiba e perdeu por 4 a 2. Tricampeão estadual, o rubro-negro mais uma vez utilizará uma equipe sub-23 no Paranaense.

Depois de ser rebaixado para a Série C do Brasileiro, o Paraná sofreu uma grande reformulação dentro e fora de campo. O presidente Leonardo Oliveira renunciou ao cargo em janeiro e o clube aposta em um ídolo para tentar reerguer a equipe. O ex-atacante Maurílio Silva foi anunciado como o novo treinador. No sábado, o Tricolor fez um amistoso e ficou no 1 a 1 com o Marcílio Dias (SC).

O outro jogo que completa a primeira rodada do Paranaense será entre Coritiba e Cascavel CR, no domingo, às 16h, no Couto Pereira.