O lateral-esquerdo Ronaldo Alfredo, com 32 anos, e o meia Fernando Diniz, com 26, dois dos jogadores mais ‘‘velhos’’ e experientes do Paraná Clube, devem ser o ‘‘tio’’ da equipe nos jogos decisivos pela semifinal contra o Atlético. Mais acostumados a jogos decisivos do que a maioria dos atletas do tricolor, os dois se dizem prontos para, se for preciso, acalmar os ânimos da gurizada.
Os dois consideram natural um pouco de nervosismo em jogos de decisão, que pode se acentuar nos mais novos. ‘‘Na partida contra o Coritiba, que valia a liderança, alguns jogadores estavam mais nervosos. Essa é a hora da gente conversar um pouco para tranquilizá-los’’, disse Ronaldo Alfredo.
Fernando Diniz afirma que é natural uma maior ansiedade em partidas de caráter decisivo. Para ele, o que dá para ajudar em situações assim é o incentivo. ‘‘Às vezes você sente que o jogador mais novo erra um passe porque está nervoso e aí é hora de dar uma palavra de incentivo’’, afirmou.
O atacante Ilan, que na sua última partida antes da contusão que o afastou por vários jogos, foi expulso contra o Londrina por reclamação, afirma que é importante ter jogadores mais experientes no grupo. No entanto, apesar dos seus 19 anos, ele afirma que ‘‘aprendeu’’ um pouco com a expulsão. ‘‘Na hora a gente fica nervoso e perde o controle, mas sei que isso não pode se repetir para que nem o clube e nem eu sejamos prejudicados’’.
O técnico do tricolor, Leomir Souza, espera tranquilidade da equipe nos jogos decisivos. Segundo ele, apesar da juventude da maioria dos atletas, o grupo tem, no geral, se mostrado calmo. ‘‘Eles já participaram de várias partidas importantes e não vão sentir a decisão’’.
Leomir começou ontem a desenhar a equipe para o confronto de domingo. Por mais que não queira ainda anunciar os 11 titulares, o treinador já deixa a entender de que a única dúvida está no ataque. Em parte do treino tático de ontem à tarde na Vila Capanema, ele testou a dupla antes titular, Ilan e Washington, que estão voltando de contusão.
E justamente por ainda não estarem no melhor da forma física e sem ritmo de jogo, os dois não devem começar juntos. É bem provável que apenas Washington, que até jogou no segundo tempo contra o Malutrom no último domingo, comece entre os titulares.
Segundo Leomir, seria arriscado usar os dois ao mesmo tempo pelo fato de terem ficado muito tempo fora do time. Com Washington na equipe, quem deve ir para o banco de reservas é Márcio.
Copa Oeste – A Federação Paranaense de Futebol (FPF) e a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) pretendem organizar uma competição no Oeste do Paraná reunindo quatro equipes do estado e quatro do Rio Grande do Sul, com sedes em Cascavel, Foz do Iguaçu, Toledo, Marechal Cândido Rondon, Pato Branco e Francisco Beltrão. Essa competição foi batizada como Copa Oeste.
O torneio está previsto para acontecer entre os dias primeiro e nove de julho. Grêmio, Juventude, Internacional, Caxias, Atlético, Coritiba, Paraná Clube e Rio Branco são as equipes convidadas.

mockup