O Paraná terá a maior delegação da sua história nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio. Serão 35 paranaenses, entre atletas e treinadores, que estarão na capital japonesa para o maior evento esportivo do mundo. Em 2016, no Rio de Janeiro, o Estado teve 34 representantes. As Olimpíadas começam no próximo dia 23.

Imagem ilustrativa da imagem Paraná terá a maior delegação da história nos Jogos de Tóquio
| Foto: Jonathan Campos/AEN

Entre os londrinenses que já garantiram vaga em Tóquio estão o técnico de handebol Geancarlos Ramirez, a ginasta Nicole Pircio, Tatiane Raquel da Silva, do atletismo, e o paracanoísta Giovani Vieira de Paula.

Para celebrar o recorde e incentivar os esportistas, o governador Ratinho Junior (PSD) e o superintendente do Esporte, Helio Wirbiski, lançaram na quinta-feira (8), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, a campanha Torcida Paraná em Tóquio.

A intenção é que o público paranaense envie sua energia positiva, com vídeos e palavras de incentivo para os nossos atletas, por meio das redes sociais, utilizando a #TorcidaParanáemTóquio.

“Ter a maior delegação da nossa história é resultado da organização e do planejamento esportivo do Paraná. O programa Geração Olímpica, o maior do País para o setor, é um sucesso, e que vem merecendo toda a atenção por parte do governo do Estado e da Copel, a patrocinadora do projeto”, destacou Ratinho Junior.

Superintendente de Esporte do Paraná, Helio Wirbiski ressaltou que, na edição 2021, que comemora os 10 anos do programa Geração Olímpica, o investimento será de R$ 4,75 milhões, com a oferta de 1.250 bolsas. Neste período, ressaltou ele, mais de 10 mil atletas e técnicos do Paraná receberam bolsas de apoio.

“O esporte do Paraná tem gestão e planejamento, além de um governador que gosta do setor. O programa Geração Olímpica é prioridade, uma forma de recompensar e ajudar nessa luta diária dos atletas de alto rendimento porque sabemos que não é uma vida fácil”, comentou Wirbiski.

O programa prevê sete categorias em seu regulamento, divididas por faixas etárias, valores e características de competição: Formador, Técnico Formador, Estadual, Técnico, Nacional, Internacional e Olimpo.

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link