Nem o mais pessimista dos torcedores paranistas poderia imaginar um desfecho tão trágico para a equipe em tão pouco tempo, escancarando uma das piores crises do Paraná nas últimas décadas. Antes figurando na Série A do Brasileiro – acesso conquistado depois de dez anos -, o time foi rebaixado para a Série B em 2018, no ano passado caiu para a Série C e agora terá que disputar, pela primeira vez, a quarta divisão nacional.

Em situação delicada na terceira divisão, o passaporte para a Série D foi carimbado sábado (18), na penúltima rodada, após o São José vencer o Oeste e dizimar qualquer possibilidade de o Tricolor da Vila fugir do rebaixamento. Também no sábado, o Paraná perdeu para o Novorizontino por 1 a 0. O Santa Cruz é o outro rebaixado confirmado. Ambos se juntam ao Oeste e Jacuipense.

Em texto publicado nas redes sociais, o presidente do Conselho Gestor do Paraná, Rubens Ferreira, que tomou posse na semana passada, afirmou que o momento é “erguer a cabeça”. “Vamos renascer das cinzas sem que ninguém possa esperar. Acreditamos no poder da transformação, não nos contentamos com o óbvio. Façamos da derrota o combustível para sermos melhores. Assim somos, essa mistura de força, simplicidade, e uma grande porção de fé. Convoco todos os paranistas para me ajudarem e rapidamente voltarmos ao nosso lugar de destaque no cenário”, postou.

No próximo fim de semana, o time da Capital vai apenas cumprir tabela pela última rodada da competição, contra o Oeste, em casa. Em 17 rodadas disputadas na Série C, o Paraná conseguiu apenas três vitórias. Foram quatro empates e dez reveses, o que dá um aproveitamento de 25,5%.

SÉRIE D

Se de um lado tem time paranaense chegando na quarta divisão, por outro tem quem está atrás do acesso para a Série C. Neste fim de semana, o Cianorte venceu o FC Cascavel por 3 a 0, no estádio Olímpico Regional, e avançou para as oitavas de final do campeonato. O Leão do Vale terá pela frente a Aparecidense na próxima fase.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.