Paraná reativa projeto Piá Bom de Bola
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 28 de março de 2012
Redação FolhaWeb com AEN 
Depois de uma década inativo, o antigo Projeto Piá Bom de Bola será reativado este ano, em parceria com a empresa Parati. Com um novo objetivo, o projeto passa a ser chamado de Jogos Escolares Bom de Bola.
Desde o começo do ano, a empresa do ramo alimentício Parati e a Secretaria Estadual do Esporte articularam o retorno do apoio da empresa para o desenvolvimento do futebol escolar, extinto em 2004. A oficialização aconteceu nesta semana e consiste na retirada da modalidade do futebol do calendário dos Jogos Escolares do Paraná para a implantação dos Jogos Escolares Bom de Bola.
A ideia é que a notoriedade do futebol seja aproveitada em uma grande competição estadual no segundo semestre, nos mesmos moldes dos Jogos Escolares. A competição começa em agosto nos naipes feminino e masculino e nas categorias A (15 a 17 anos) e B (12 a 14 anos). Haverá a fase municipal organizada pelos municípios, a fase regional pelos 32 núcleos de educação, a fase macrorregional e a fase final.
Com esse novo formato o atleta que disputar os Jogos Escolares em outra modalidade no primeiro semestre também poderá disputar o futebol no segundo semestre pelo Bom de Bola.
Em 2011 somente a modalidade do futebol reuniu 427 equipes de 224 municípios do Estado na fase regional nos 32 núcleos de educação, envolvendo 7.584 atletas. Para 2012, a meta é chegar a 500 equipes.
A promoção para a realização da competição continua sendo do Governo do Estado, com pagamento de arbitragem, alimentação e custos operacionais. A contrapartida da Parati será o fornecimento de um kit esportivo para cada escola participante (bolas e uniforme de jogo).
O coordenador do Projeto Piá Bom de Bola da Parati, Jair Libardoni, disse que o projeto existe em Santa Catarina e Rio Grande do Sul há 20 anos. "Estimamos atender 8 mil atletas em 2012."
Segundo a coordenadora dos Jogos Escolares do Paraná, Marcia Tomadon, a parceria com a iniciativa privada vai ajudar o Governo do Estado a melhorar a estrutura dos JEPs. "Com a saída do futebol do mesmo período das demais modalidades, diminuímos o número de participantes e podemos melhorar a estrutura da competição. Não vai ser somente o futebol que vai ganhar, será toda comunidade escolar que pode se organizar melhor, será o atleta que pode disputar duas modalidades."


