Paraná é o campeão paulista
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 07 de fevereiro de 2000
Agência Folha
De São Paulo
O Paraná, intruso na competição, conquistou sábado à noite, com uma vitória por 91 a 79 (49 a 41) sobre a Arcor/Santo André, o Paulista feminino de basquete. A equipe que tem a ex-jogadora Hortência como dirigente deu a Carapicuíba, o seu primeiro título na história. O Paraná, só autorizado a disputar o campeonato depois de muita insistência de Hortência junto à FPB (Federação Paulista de Basquete) e autorização por escrito dos concorrentes, teve a melhor campanha, com 24 vitórias e apenas duas derrotas. A Arcor terminou com 21 vitórias e sete derrotas. O Paraná esteve invicto (23 vitórias) até o terceiro jogo do mata-mata final, quando a equipe andreense iniciou uma reação e ganhou duas partidas seguidas, forçando a quinta e decisiva.
O jogo foi realizado no ginásio Ayrton Senna, em Carapicuíba (Grande São Paulo), diante de cerca de 3.500 pessoas. Comportados, os torcedores não invadiram a quadra após a conquista. Sábado, aconteceu o inverso da quarta partida, vencida pela Arcor por 84 a 70, na qual o Paraná iniciou na frente e levou a virada. Após vantagem de 9 a 2 no placar, a Arcor caiu de rendimento aos poucos e passou a ser dominada. Só manteve certo equilíbrio porque a ala Janeth Arcain, como de hábito, fez uma ótima partida. Desamparada por suas companheiras, Janeth não foi capaz de manter o ritmo até o final. Errou algumas bolas, e o Paraná abriu 11 pontos a sete minutos do fim, passando a administrar a vantagem até o cronômetro zerar. As jogadoras do Paraná comemoraram o título nadando no meio da quadra do Ayrton Senna, em provocação ao time rival.
Segundo atletas do time campeão, algumas adversárias teriam dito, após o empate em dois jogos a dois na quinta-feira, que elas nadariam e morreriam na praia . Tivemos nossos brios feridos, disse o treinador Antonio Carlos Vendramini, que chegou ao seu oitavo título paulista.