Paraná derruba o invicto Goiás
PUBLICAÇÃO
domingo, 16 de agosto de 1998
Edmundo Inagaki 
Kraw PenasNo finalzinhoO volante paranista Hélcio disputa a bola contra três goianos, em partida decidida nos minutos finais O Paraná sofreu para vencer o Goiás por 1 a 0, ontem à tarde, no Estádio Erton Coelho Queiroz, em Curitiba, pondo fim à invencibilidade de quatro jogos da equipe goiana. O único gol da partida foi marcado pelo estreante Arinélson, aos 43 minutos do segundo tempo. O tricolor tem seis pontos ganhos em seis jogos (2 vitórias e 4 derrotas). Na quarta-feira o Paraná recebe o Bragantino, na Vila Capanema.
Visivelmente desentrosado, o time paranista teve poucos momentos de lucidez nos 90 minutos. O que se viu na maior parte do tempo foi um festival de passes errados, comprovando a ausência de talento, criatividade e técnica da maioria dos jogadores. A falta de pontaria nos chutes a gol irritou a pequena torcida na Vila Olímpica do Boqueirão.
O técnico Otacílio Gonçalves armou o Paraná com os zagueiros Pedro Luiz, Eleomar e Milton do Ó; os volantes Hélcio e Reginaldo Vital; e os meia-armadores Luiz Carlos e Arinélson. Aos cinco minutos, o Paraná ameaçou o gol goiano numa cobrança de falta frontal, de fora da área, com um chute forte sobre o travessão do zagueiro Milton do Ó. Em seguida o Goiás respondeu com o zagueiro Célio Silva, também de falta. O goleiro Marcos dispensou a barreira e quase se deu mal. Célio Silva chutou com violência e Marcos rebateu a bola, que por pouco não sobrou para o centroavante Fernandão.
Os goianos passaram a pressionar perigosamente, principalmente nas descidas dos laterais Túlio e Marquinhos, sempre alçando bolas para o cabeceio de Fernandão e Ranielli, ambos com mais de 1,80 metro de altura.
Aos 26 minutos, o lateral Jean fez boa jogada pela esquerda, cruzando a bola para Arinélson, que dentro da grande área chutou de voleio, assustando Ricardo Pinto. Um minuto depois, Gil Baiano, que entrou no lugar de Wilson (contundido no joelho) cobrou falta com perigo, obrigando Ricardo Pinto a outra importante defesa.
O Paraná voltou modificado para o segundo tempo, com Luciano Viana substituindo o ineficiente Tico. Arinélson e Luciano Viana começaram a trocar passes com mais rapidez, movimentando o meio-campo e o ataque. Aos 43 minutos brilhou a estrela de Arinélson, que recebeu um lançamento em profundidade e, dentro da grande área, teve a tranquilidade para dominar a bola, tirar o zagueiro Célio Silva da jogada e bater com a perna esquerda no canto superior de Ricardo Pinto.
FICHA TÉCNICA


