Ed Carlos Rocha
Está virando rotina. Pela terceira vez neste Campeonato Brasileiro, o Paraná Clube oficializou protesto na Comissão de Árbitros da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reclamando das atuações dos árbitros nos jogos da equipe. O alvo das últimas críticas foi o árbitro carioca Jorge Travassos, que no empate do Paraná contra o Grêmio, na última quarta-feira, em Porto Alegre, teria prejudicado o Tricolor, segundo o presidente Dilso Rossi.
Para o dirigente, Travassos deixou de dar um pênalti claro para o Paraná quando a partida ainda estava 1 a 0 para o time gaúcho. Além disso, de acordo com Rossi, também não invalidou o gol do Grêmio, mesmo com a sinalização do auxiliar para uma irregularidade no lance. ‘‘O auxiliar viu que o jogador do Grêmio colocou a mão na bola e sinalizou. O árbitro preferiu desconsiderar e validou o gol de empate, nos prejudicando’’, criticou Rossi.
Segundo ele, o Paraná já havia oficializado manifesto na CBF após as partidas contra o Juventude (2 a 2, em Curitiba) e contra o Palmeiras (1 a 0 para o Palmeiras, em Curitiba). ‘‘Isso sem contar a questão contra o Vasco da Gama, em que o Paraná tem o direito de ganhar os pontos da partida’’.
Para o presidente, as reclamações não têm o objetivo de barrar os árbitros. ‘‘Isso não adianta. Também sabemos que os resultados não serão modificados. O que estamos fazendo é deixar claro que não estamos de bobos na história’’.
Até os jogadores se demonstram desanimados com a situação. ‘‘Em praticamente todo o jogo a gente é lesado. Assim fica difícil’’, disse o lateral-direito Wilson.
O Tricolor volta aos treinamentos hoje, já visando a partida da próxima quarta-feira contra o Botafogo/RJ, em Curitiba. Para este jogo, o técnico Valdyr Espinosa poderá contar com a volta do zagueiro Milton do Ó que, apesar da boa atuação do reserva Hilton contra o Grêmio, será o titular.
O jogo contra o Cruzeiro, marcado para 22 de outubro, foi transferido para 5 de novembro. A partida contra o Inter, que aconteceria no dia 6 de novembro, será no dia 7.

mockup