Ed Carlos Rocha
De Curitiba
Com apenas dois jogadores do time que terminou o ano entre os titulares – os zagueiros Milton do Ó e Hilton –, o Paraná Clube inicia hoje a sua participação no Grupo 3 da Copa Sul-Minas contra o Figueirense, às 19 horas, em Florianópolis (SC), apostando na juventude. Se o time do Brasileiro de 99 se baseava na experiência de jogadores como o Jorginho, Pingo, Edinho Baiano, Carlos Alberto Dias e Valdeir, com mais de 30 anos, o de agora crê na força de jovens como Ilan, Lúcio Flávio, Patrício e Everaldo, na faixa dos 20 anos.
O novo Paraná, que este ano tem como principal missão conseguir voltar à Série A do Brasileiro, é comandado por Abel Braga, que vem demonstrando empolgação com os garotos. ‘‘É um time jovem, mas de qualidade’’, elogiou.
Pelas características de muita movimentação dos jogadores, o treinador vem apostando no esquema 3-5-2. Patrício, pela direita, e Ronaldo Alfredo, pela esquerda, que teoricamente são laterais, têm a incumbência mais de atacar do que de marcar. Isto porque, a cobertura nessa faixa do campo será feita pelos zagueiros e pelos volantes.
Os jogadores aprovam o esquema. Para o lateral Patrício, sem a necessidade de ir para o ataque e voltar a todo o momento, o atleta acaba potencializando as jogadas ofensivas. ‘‘A gente tem sempre mais gás para atacar e isso aumenta a força ofensiva’’, disse.
Mas a esperança de gols recai mais sobre o trio Lúcio Flávio, Everaldo e Ilan, que vêem no entrosamento desde o tempo dos juniores uma boa perspectiva de sucesso. ‘‘A gente já se conhece bem dentro de campo e isso vai ajudar a decidir jogos’’, disse o meia Lúcio Flávio. ‘‘A gente sabe para onde o outro costuma correr, facilitando o passe’’, afirmou Everaldo. ‘‘Eu me desloco sabendo onde o Lúcio mais gosta de passar a bola’’, observou Ilan.
O Figueirense está motivado pela vitória de 3 a 0 sobre o Inter (RS) em amistoso realizado, segunda-feira, em Florianópolis. A base da equipe, que foi campeã catarinense em 99 e fez uma boa campanha no Brasileiro da Série C, foi mantida. O destaque do time é o atacante Camanducaia, ex-Santos.

FICHA TÉCNICA
Figueirense
Silvio; Pedro Aruba, Carlinhos, Alexandre Rosa e Dênis; Menta, Zé Renato, André Corrêa e Alexandre Garrinchinha; Camanducaia e Gilso. Técnico: Abel Ribeiro
Paraná Clube
Marcos; Hilton, Milton do Ó e Ageu; Patrício, Ronaldo Alfredo, Perivaldo, Émerson e Lúcio Flávio; Everaldo e Ilan. Técnico: Abel Braga
Árbitro: Fabiano Gonçalves (RS)
Estádio: Orlando Scarpelli, em Florianópolis
Horário: 19 horas