A seleção do Paraguai venceu a Nigéria ontem, por 3 a 1, em Toulouse, e garantiu a segunda vaga do Grupo D para as oitavas-de-final da Copa do Mundo. O resultado desclassificou a Espanha, que goleou a Bulgária por 6 a 1, em Lens.
O Paraguai saiu na frente e marcou logo no primeiro minuto de jogo, com Ayala. Os nigerianos empataram nove minutos depois, com gol de Oliseh. Benitez desempatou no segundo tempo. Aos 40, Cardozo fechou o placar. Agora, o Paraguai vai enfrentar a anfitriã França nas oitavas-de-final, domingo, às 11 horas, em Lens. A Nigéria, primeira colocada do Grupo D, vai pegar a Dinamarca, segunda do Grupo C, também no domingo, às 16 horas, em Saint-Denis.
A seleção do Paraguai começou determinada a garantir a vaga para a segunda fase do Mundial. Logo no primeiro minuto, Arce cobrou uma falta e Ayala tocou de cabeça: 1 a 0. Aos 10, Oruma levou a Nigéria ao empate. O Paraguai voltou à segunda etapa muito diferente. Cardozo, Brizuela e Benitez coordenavam o ataque paraguaio. Aos 13, Benitez aumentou: 2 a 1.
O técnico Carpegiani preferiu administrar o resultado e colocou Acu¤a no lugar de Benitez, autor do gol de desempate. Aos 40, Cardozo definiu os 3 a 1.
Espanha x Bulgária - A Espanha bateu o recorde de gols de um time no Mundial 98, ontem, em Lens, ao golear a Bulgária por 6 a 1, mas está fora da Copa da França. O time, cabeça-de-chave do Grupo D, vinha de uma derrota (2 a 3 para a Nigéria) e um empate (0 a 0 com o Paraguai) na competição e dependia de um tropeço paraguaio para não ser eliminado.
A Espanha foi a primeira cabeça-de-chave a ser eliminada. Além disso, uma Seleção Espanhola não era excluída na primeira fase de Copas do Mundo desde 82, quando foi anfitriã. Tida como uma das melhores seleções espanholas de todos os tempos, o time do técnico Javier Clemente enfrentou apenas equipes européias na fase de preparação para a Copa. Os dois insucessos espanhóis na Copa-98 foram justamente contra não-europeus: Nigéria e Paraguai.
Aos 6 minutos, Hierro, de pênalti, abriu o placar. Foi o 100º gol da Copa. A Espanha ampliou aos 19: Luis Henrique. E ampliou no começo da segunda etapa: aos 8, Luiz Henrique puxou contra-ataque e tocou para Morientes, que bateu no canto direito. Aos 11, Kostadinov diminuiu para a Bulgária.
Morientes voltou a marcar aos 35, após receber de Raúl, driblar o goleiro búlgaro e tocar. Kiko marcaria outros dois gols. Aos 43, desviou de cabeça uma cobrança de escanteio. Aos 49, fechou o placar.





FICHA TÉCNICA
Paraguai 3
Chilavert; Arce, Ayala, Gamarra, Sarabia e Caniza (Yegros); Paredes, Benitez (Acu¤a) e Enciso; Cardozo e Brizuela (Rojas). Técnico: Paulo César Carpeggiani

mockup