Para Lapuente,
México alcançou
seu objetivo
Albari RosaMomento de diversãoJogadores do México jogam fut-vôlei no Iguassu Golf Club, ontem: técnico diz que time está inteiro para enfrentar o PeruO técnico do México, Manuel Lapuente, avaliou ontem que a seleção conseguiu seu objetivo na Copa América, ao classificar-se em segundo lugar no Grupo B, atrás do Brasil. Nos três jogos da primeira fase, o México obteve seis pontos (duas vitórias e uma derrota), marcou cinco gols e sofreu três.
Essa é a quarta participação da seleção no torneio. Sua melhor colocação foi em 1993, no Equador, quando obteve o segundo lugar. ‘‘O México está aumentando a qualidade de seu futebol e queremos estar melhor preparados para o Mundial’’, diz Lapuente. A próxima Copa do Mundo será em 2002, na Coréia e no Japão. Em Mundiais, a melhor colocação do México foi o sexto lugar em 1986, jogando em casa.
Nas quartas-de final da Copa América, os mexicanos enfrentarão o Peru, segundo colocado do Grupo A. O jogo será sábado, às 16 horas (17h de Brasília) em Pedro Juan Caballero, fronteira com Ponta Porã (MS). A equipe deixará Foz do Iguaçu amanhã.
A principal preocupação de Lapuente no confronto será a ausência de Blanco, autor de dois gols na vitória de 3 a 1 sobre a Venezuela, anteontem. Aos 40 minutos do segundo tempo, o atacante foi expulso. Ontem, a Comissão Disciplinar da Confederação Sul-Americana de Futebol decidiu puni-lo com a suspensão por um jogo.
Ontem, Lapuente se recusou a anunciar o nome do substituto do atacante. ‘‘Temos time para jogar com Blanco ou sem ele’’, desconversou. ‘‘Não temos nenhum atleta lesionado e ninguém com cartões. Estamos inteiros.’’ No jogo contra a Venezuela, ele poupou titulares ‘‘pendurados’’ com cartões. ‘‘Nos preocupamos mais em não fazer faltas do que em marcar gols.’’
O técnico elogiou a evolução do futebol do adversário. ‘‘O Peru tinha um ritmo cadenciado, semelhante ao Brasil. Mas mudou um pouco e se transformou numa equipe com muita habilidade ofensiva e velocidade nos contra-ataques.’’
(V.D.)

mockup