Para Casillas, chegou a vez da Espanha
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 05 de julho de 2010
Daniel Akstein Batista<br>Agência Estado 
Durban - O bom toque de bola e a ótima fase do atacante David Villa são os principais pontos que fizeram a Espanha chegar às semifinais da Copa do Mundo da África do Sul. Mas se a defesa também não estivesse em boa fase dificilmente o time iria tão longe apenas com os cinco gols do novo reforço do Barcelona. Iker Casillas é o nome que garante a segurança no gol espanhol e com quem todos os jogadores podem contar nos momentos mais difíceis.
O goleiro titular foi vazado apenas duas vezes neste Mundial - na estreia contra a Suíça, na única derrota do time, e no triunfo por 2 a 1 sobre o Chile, no último jogo da fase inicial. Depois, mostrou habilidade e confiança nos dois desafios seguintes e parou os ataques de Portugal e Paraguai.
Nas quartas de final, o eterno goleiro do Real Madrid - começou nas categorias de base da equipe merengue há mais de 10 anos - foi fundamental ao defender pênalti cobrado por Cardozo. O segredo da defesa? O reserva Pepe Reina, que já havia enfrentado o paraguaio dois meses antes no jogo entre Liverpool e Benfica pela Liga dos Campeões da Europa - e levado dois gols de pênalti. ''Eu tive a experiência com o Cardozo e passei (as informações) ao Casillas. E felizmente funcionou'', contou.
A defesa do último sábado foi bastante exaltada pelos espanhóis. Seus companheiros não se cansam de elogiar o goleiro de 29 anos. O meia Cesc Fàbregas, aliás, carregou nos adjetivos. ''Ele é um Deus, o maior jogador de nossa história'', falou. ''O maior como pessoa, capitão e jogador''. O técnico Vicente del Bosque não exagerou nos elogios, mas nem por isso deixou de reconhecer o talento do camisa 1. ''Ele é um líder dentro e fora de campo'', disse.
Com a experiência de dois Mundiais (esteve na Ásia com apenas 21 anos) e o título da Eurocopa de 2008, Casillas acredita que finalmente chegou o momento da Espanha sagrar-se campeã do mundo. Ele está cansado de chegar a uma Copa do Mundo como favorito e seu time falhar no momento decisivo.
Apesar de dizer que a chance é agora - a Espanha já igualou sua melhor campanha na competição (4º lugar, em 1950) -, o goleiro alertou. ''A Alemanha é a melhor equipe desta Copa do Mundo, mas podemos chegar mais longe''.


