Para muitos dos maratonistas que entrarão em cena hoje na 1ª edição da Maratona de Londrina, a premiação acaba em segundo plano. O primeiro, e mais importante prêmio é a saúde em dia. Foi isso que motivou o empresário Carlos Eduardo Vendrameto, de 30 anos, a começar a correr.
Há três meses, ele iniciou a preparação com a equipe Core Inteligência Esportiva, coordenada pelos professores Silvio Prado e Tiago Conceição, e está ansioso pela participação em sua primeira maratona. O plano para a prova ele já tem traçado. ''Minha meta é chegar ao final. Isso já me deixará muito feliz e satisfeito'', conta o empresário.
A dona de casa Iracema Mangoni Volovickis, de 43 anos, também dá mais importância aos benefícios da corrida que aos prêmios. Mãe de quatro filhos, ela começou a correr depois dos 40 e hoje é dona de um 'pique' invejável. ''Precisava de um tempo para mim, para me cuidar e comecei a correr. Daí em diante, a corrida começou a fazer parte do meu dia a dia e agora vou indo para minha quinta maratona'', conta.
Iracema vai para sua quinta maratona e tem a receita para fazer uma boa prova. ''A preparação é fundamental, principalmente o lado psicológico. É 99% da prova'', analisa a corredora, que também pretende usar a corrida londrinense para se preparar para o maior desafio, a Maratona do Deserto do Atacama (Chile), que ela disputará em janeiro de 2012. (R.S.)

mockup