José Martins Manso, o Paquito, foi confirmado pela diretoria do Coritiba como o técnico do clube para o Campeonato Brasileiro. A decisão foi tomada ontem, durante a reunião dos oito integrantes do conselho administrativo do clube, mais o supervisor de futebol Cleocir Santos, o Tico e o diretor de futebol, Evilton Carazzai.
Paquito recebeu a notícia de sua confirmação no comando técnico do Coritiba atendendo ao telefonema da reportagem da Folha. Feliz, ele disse que estava lisonjeado por permanecer no clube. Porém, usando de muita cautela, o técnico coritibano preferiu dizer que iria esperar um anúncio oficial da sua efetivação no cargo. ‘‘Estou muito contente pois trata-se do reconhecimento de um trabalho árduo, não só meu, mas de toda a comissão técnica e dos jogadores que se empenharam ao máximo dentro de campo’’, disse. Esta vai ser a segunda vez que o Paquito disputa um Brasileirão. Em 1996 ele dirigiu o Paraná Clube por oito partidas, assumindo o lugar deixado por Wanderley Luxemburgo.
A outra definição da reunião dá conta de que a pré-temporada para o Campeonato Brasileiro começa no dia 3 de julho. Os jogadores se apresentam no dia 29 de junho, às 9 horas, no Centro de Treinamento da Graciosa. A diretoria do Coritiba ainda fará outras reuniões durante esta semana para tratar de diversos assuntos, entre eles, a contratação ou dispensa de jogadores.
Neste quesito a pauta é grande: o zagueiro Flávio, expulso na final, será apenas advertido pela diretoria Coxa que já anunciou que o jogador está sendo pretendido por clubes do futebol mexicano mas não deu maiores detalhes. O atacante Eliel tem contrato com o clube até o final do ano mas deve sair do Coritiba e optar por jogar no futebol francês, português, ou coreano, de onde, segundo o jogador, vem recebendo propostas.
O volante Veiga tem contrato até o final deste mês mas deve permanecer no elenco. O passe do jogador foi emprestado junto ao time francês Le Avre. O atacante Marquinhos e os meias Marcelo Lipatin e Gilmar também estão com seus contratos por vencer e a diretoria ainda não definiu a premanência ou não dos atletas para o segundo semestre.
As indefinições não param por aí. Termina no final deste mês o prazo que o presidente do Coritiba, Sérgio Prosdócimo, deu para o fechamento ou não da parceria com a COC/Octagon. Para isso, é preciso que o Coritiba contrate um supervisor de futebol e o nome do ex-paranista Oscar Yamato foi veiculado mas não confirmado pelos cartolas do Coxa. A semana do alviverde promete muitas novidades.