Palmeiras troca 'quantidade por qualidade'
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 03 de janeiro de 2018
Marcos Guedes<br>Folhapress 

São Paulo - Depois de "contratar de baciada" nos últimos anos, o Palmeiras decidiu adotar nova estratégia para 2018. A ideia foi buscar jogadores específicos para algumas posições, sem exagerar na quantidade a ponto de deixar o elenco muito inchado.
A apresentação do grupo, na tarde desta quarta (3), na Academia de Futebol, terá apenas cinco reforços. São eles o goleiro Weverton, o lateral direito Marcos Rocha, o zagueiro Emerson Santos, o lateral esquerdo Diogo Barbosa e o meia Lucas Lima.
O número é o menor desde 2012. Na ocasião, dirigido por Luiz Felipe Scolari, o time que acabaria sendo rebaixado à segunda divisão do Campeonato Brasileiro havia contratado também cinco atletas no início da temporada: Artur, Román, Juninho, Daniel Carvalho e Barcos.
O presidente Maurício Galiotte já havia avisado que o plano desta vez não seria apostar no volume, como vinha ocorrendo. Em dezembro, falara em resolver "situações pontuais" e previu "quatro ou cinco" caras novas, o que se concretizou.
Ele também se empenhou em emprestar vários atletas, como Raphael Veiga. Há 23 jogadores cedidos a outras equipes, e a direção ainda busca destinos para Leandro Almeida, Mateus Muller, Patrick Vieira e Rodolfo, que não fazem parte dos planos do novo comandante, Roger Machado.
Não havendo surpresas, a lista de reforços ficará mesmo nos cinco profissionais, que se juntarão ao grupo hoje. Com eles, o Palmeiras espera preencher as lacunas observadas na decepcionante última temporada.
Lucas Lima
A partir desta quarta (3), Lucas Lima é efetivamente do Palmeiras. Após anos de provocações ao time, o ex-jogador do Santos começará às 15h30 a trabalhar com a camisa alviverde. Terminada a primeira atividade da temporada na Academia de Futebol, o meio-campista receberá seu uniforme na cerimônia de apresentação. E responderá a uma série de perguntas sobre o passado e o futuro.
É bem provável que o atleta de 27 anos prefira falar sobre o porvir. Sua vida pregressa inclui uma série de afrontas ao Palmeiras, clube ao qual sempre fez questão de demonstrar hostilidade.
Está tatuada na perna do jogador sua imagem com a bola na mão, antes de bater o pênalti decisivo do Paulista de 2015, contra a formação verde e branca. Não é possível apagar a imagem, mas ele espera anular qualquer clima de animosidade.
O desafio não está apenas nos torcedores, que poderão olhar com desconfiança o velho inimigo. É bem provável que Lucas Lima encontre resistência também no elenco, como já deixou claro o volante Felipe Melo.
"Vamos cobrar, sim, uma postura de atleta profissional dele", afirmou o Pit Bull, com o cuidado de não declarar guerra ao reforço. "Dentro do Palmeiras, ele passa a ser palmeirense. Passado é passado. Que ele venha para nos ajudar", pediu.


