São Paulo - Em sua estreia, na última quarta-feira, diante do Fluminense, o técnico Muricy Ramalho colocou o Palmeiras na liderança isolada no Brasileirão. Hoje, no jogo contra o Sport, a partir das 18h30, na Ilha do Retiro, em Recife, a sua equipe defenderá pela primeira vez a ponta e já pensa em abrir vantagem.
Na última rodada, o Palmeiras chegou aos 31 pontos com a vitória sobre o Fluminense. Enquanto isso, o então líder Atlético-MG foi derrotado pelo Flamengo e caiu para a segunda colocação, ainda com 28 pontos. Portanto, a vantagem palmeirense é de três pontos. Mas a meta é vencer o Sport para aumentar essa diferença.
Segundo os jogadores do Palmeiras, tudo muda com o status de líder. ''Se antes era difícil, agora será muito mais. O mais importante é ter paciência, porque todas as equipes entram com tudo contra o líder. A atenção precisa ser redobrada'', disse o meia Diego Souza, que tem sido o destaque palmeirense no campeonato.
O jogo contra o Sport nada lembra os confrontos decisivos entre os dois times pela Libertadores deste ano. Mas nem por isso deixa de ser importante para as pretensões do Palmeiras no Brasileirão. Mas a ordem é ter cautela, pois a equipe pernambucana está na zona de rebaixamento.
''Temos de manter a consistência dos últimos jogos e somente na metade do segundo turno fazer contas para pensar em título'', explicou Diego Souza, que evita falar em favoritismo palmeirense. ''Nosso propósito é sempre se manter em primeiro, mas o principal é ficar no grupo da frente'', completou o meia Cleiton Xavier.
Assim como Diego Souza, Cleiton Xavier admitiu que, a partir de agora, o Palmeiras virou o time a ser batido. ''Será difícil para o Muricy, porque a equipe vira o alvo a ser batido'', disse o jogador, que confia na experiência do novo treinador, que conquistou os últimos três títulos brasileiros, todos pelo São Paulo.
Sobre o time, Muricy não tem problemas de contusão ou suspensão. Assim, deve manter a escalação do último jogo, com três volantes (Pierre, Edmílson e Souza) e Diego Souza jogando adiantado para formar dupla de ataque com Obina. A ''novidade'' fica por conta do meia-atacante Marquinhos, que está recuperado da cirurgia de hérnia e volta a ser relacionado após dois meses.
O Sport vive momento bem desconfortável: com apenas 13 pontos, encabeça a zona de rebaixamento, na 17 posição. E será dirigido pelo interino Levi Gomes, que substitui Emerson Leão enquanto o novo treinador, Péricles Chamusca, não assume o cargo.

mockup