SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O Palmeiras teve melhor aproveitamento de pontos quando teve Gustavo Scarpa e Raphael Veiga, hoje concorrentes de posição, ao mesmo tempo em campo no Campeonato Brasileiro, competição em que o time alviverde é vice-líder e pela qual receberá o Atlético-GO no Allianz Parque às 20h30 desta quarta-feira (10).

Com 55 pontos, o Palmeiras tem 61,1% de aproveitamento em 30 rodadas. Dessas, Scarpa e Veiga estiveram juntos em campo em 18. E com eles jogando ao mesmo tempo, o time de Abel Ferreira conquistou 70,3% dos pontos, com 12 vitórias, dois empates e quatro derrotas.

A título de comparação, o aproveitamento do Atlético-MG, líder disparado, é de 72,2%. Já quando não teve os dois juntos, o Palmeiras conquistou 47,2% dos pontos em disputa, com cinco vitórias, dois empates e cinco derrotas.

A vitória sobre o Santos por 2 a 0 no domingo (7) marcou a terceira partida consecutiva em que a dupla formada por Veiga e Scarpa foi fundamental na busca pelo resultado para o Palmeiras. Além do clássico, foi assim no segundo tempo contra o Sport, em recente vitória por 2 a 1, e no triunfo sobre o Grêmio no último dia 31, em Porto Alegre, por 3 a 1.

A ideia de ter juntos os dois jogadores com mais contribuições para gol no ano parece começar a convencer Abel, pensando até mesmo na formação para a final da Copa Libertadores, no dia 27, contra o Flamengo, em Montevidéu.

Na temporada, Scarpa soma 23 participações em gol, com 20 assistências —12 delas no Brasileiro— e três tentos marcados. Já Veiga, com o gol anotando diante do Santos, tem agora 21 participações, com 5 assistências e 16 bolas na rede nos campeonatos de 2021.

No entanto, antes do jogo contra o Sport, Abel ficou mais de um mês sem escalar os dois ao mesmo tempo. Entre a derrota para o Cuiabá por 2 a 0 em 22 de agosto e o revés contra o Red Bull Bragantino em 9 de outubro, por 4 a 2, houve um hiato de seis rodadas, nas quais o Palmeiras teve só uma vitória, dois empates e três derrotas. Desde que os dois voltaram a frequentar o campo ao mesmo tempo, o time já soma três vitórias e uma derrota.

Além do melhor aproveitamento do Palmeiras, a volta de Scarpa ao time titular representa mudança no status de Luiz Adriano. O camisa 10 foi quem perdeu lugar na equipe para que o meia voltasse a iniciar as partidas.

Com a dupla de meias de criação jogando, quem acaba fazendo a função de homem de referência no ataque é Rony, que contra o Santos, foi muito bem. Fez um gol —além de ter tido outros dois anulados— e deu ainda assistência justamente para Veiga fazer o segundo do Palmeiras no jogo.

Abel deverá mantê-los contra o Atlético-GO, formando a equipe titular com Weverton; Marcos Rocha, Luan, Renan e Jorge; Danilo, Zé Rafael, Gustavo Scarpa e Raphael Veiga; Dudu e Rony. As mudanças estarão na linha defensiva, sem Gómez e Piquerez, convocados por suas respectivas seleções.

O adversário do Palmeiras na 31ª rodada ainda tenta ganhar distância da zona de rebaixamento. Com 37 pontos, a sete da primeira equipe no Z-4, o Atlético-GO é o 13º colocado e vem de derrotas consecutivas para Sport e Flamengo.

Estádio: Allianz Parque, em São Paulo (SP)

Horário: 20h30 (de Brasília) desta quarta-feira (10)

Árbitro: Anderson Daronco (FIFA-RS)

VAR: Rodrigo Dalonso Ferreira (FIFA-SC)

Transmissão: Premiere

mockup