SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - No duelo de líder contra lanterna, o Palmeiras venceu o Juventude por 2 a 1, na noite deste sábado (10), no Allianz Parque, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. Depois de um primeiro tempo marcado por oportunidades perdidas, o time paulista precisou de 28 segundos na etapa final para abrir o placar com gol de Rony, que chegou à marca de 150 jogos pelo clube. Guilherme Parede empatou para os visitantes, mas Zé Rafael recolocou o Palmeiras na frente.

Com o resultado, a equipe alviverde volta a ganhar após cinco jogos e dá uma resposta na primeira partida após a eliminação para o Athletico-PR na semifinal da Libertadores. O time comandado por Abel Ferreira mantém a distância confortável na liderança do Brasileirão e chega aos 54 pontos, oito à frente do segundo colocado Inter. O Flamengo ainda joga na rodada —contra o Goiás— e, se vencer, faz a vantagem alviverde permanecer em sete pontos.

Empurrado pelos quase 40 mil palmeirenses no Allianz Parque e vestindo pela primeira vez o novo terceiro uniforme, o Palmeiras teve início mais tímido e menos avassalador do que o torcedor está acostumado. Ainda assim, o clube paulista foi superior ao Juventude e criou várias oportunidades de gol no primeiro tempo, mas desperdiçou todas.

O nervosismo da etapa inicial deu lugar a um começo dos sonhos para o Palmeiras no segundo tempo. Rony foi acionado por Marcos Rocha e abriu o placar aos 28 segundos.

No momento em que o time alviverde parecia ter total controle do jogo, o Juventude arrancou o empate com gol de Guilherme Parede, aos 17 minutos.

A reação palmeirense foi rápida, e o time voltou à frente aos 21, após cobrança de escanteio aproveitada por Zé Rafael. O jogo se encaminhou para o final sem grandes sustos ou surpresas por parte do Juventude.

Na próxima rodada do Brasileirão, o Palmeiras recebe o Santos e em clássico no Allianz Parque, no domingo (18), às 18h30. No mesmo dia, mas às 18h, o Juventude enfrenta o Fortaleza, no Alfredo Jaconi.

PALMEIRAS

Weverton; Marcos Rocha (Mayke), Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo, Zé Rafael e Bruno Tabata (Breno Lopes); Gustavo Scarpa (Atuesta), Rony (Rafael Navarro) e Dudu (Gabriel Menino). T.: Abel Ferreira

JUVENTUDE

Pegorari; Vitor Mendes, Renato Chaves (Ruan) e Rafael Forster; Rodrigo Soares, Jean Irmer, Jadson, Chico (Rafinha) e Capixaba (Moraes); Óscar Ruiz (Guilherme Parede) e Pitta (Vitor Gabriel). T.: Umberto Louzer

Estádio: Allianz Parque, em São Paulo (SP)

Horário: Às 21h (de Brasília) deste sábado (10)

Árbitro: Jefferson Ferreira de Moraes (GO)

Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (FIFA/GO) e Luanderson Lima dos Santos (BA)

VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (VAR-Fifa/RN)

Público: 39.337

Renda: R$ 2.251.971,42

Cartões amarelos: Jadson, Moraes e Vitor Gabriel (JUV)

Gols: Rony (PAL), aos 28 segundos do segundo tempo (1-0), Guilherme Parede (JUV), aos 17 minutos do segundo tempo (1-1) e Zé Rafael (PAL), aos 21 minutos do segundo tempo (2-1)