São Paulo - O Palmeiras teve uma atuação de almanaque, na noite deste domingo (12), para superar o Coritiba por 2 a 0, retomar a liderança do Brasileirão e encerrar um tabu de 25 anos sem vencer a equipe paranaense no Couto Pereira.

A vitória devolve o time de Abel Ferreira à liderança da competição, agora com 22 pontos - o rival Corinthians, vice-líder, tem 21. Os paranaenses têm 15, e ocupam a sétima posição.

O Palmeiras fez um primeiro tempo ideal. Ofereceu poucas chances aos donos da casa e pressionou em busca do gol, que saiu aos 21 minutos: em jogada ensaiada após escanteio curto, Dudu recebeu de fora da área, bateu com rara felicidade e acertou o canto direito de Rafael William. O time quase marcou de novo em outras duas oportunidades.

Na etapa final, coube à equipe administrar o placar. Fechado, o Verdão segurou o Coxa e explorou os contra-ataques para ampliar o resultado: aos 18, Veron recebeu pela esquerda e rolou para Rony, que completou para o fundo do gol.

Quando o Coritiba esboçava alguma reação, ainda que com o revés por 2 a 0 no placar, Thonny Anderson acertou Rony com a sola do pé durante uma dividida e saiu expulso com o cartão vermelho direto, após revisão do VAR. O camisa 19 havia entrado no início do segundo tempo, a fim de dar mais volume ao ataque do Coxa, que ficou em desvantagem numérica aos 26 minutos da etapa final.

Antes, houve ainda uma confusão nas arquibancadas do Couto Pereira. A polícia usou spray de pimenta para conter os torcedores e alguns reservas do Palmeiras sentiram irritação pelo efeito do gás. O árbitro Leandro Vuaden paralisou o confronto por cerca de quatro minutos até que a situação se normalizasse. Algumas crianças tiveram que ser retiradas do setor do estádio do Coxa.

Na próxima rodada, o Coxa visita o Red Bull Bragantino na quarta-feira (15), às 19h (horário de Brasília). O Verdão recebe o Atlético-GO na quinta (16), às 18h.

CORITIBA 0

Rafael William; Nathan Mendes (Thonny Anderson), Guillermo (Natanael), Luciano Castán, Henrique e Guilherme Biro (Diego Porfírio); Bernardo, Robinho e Igor Paixão; Alef Manga (Clayton) e Adrián Martinez (José Hugo). T.: Gustavo Morínigo.

PALMEIRAS 2

Weverton; Marcos Rocha (Gustavo Garcia), Luan, Murilo e Piquerez (Jorge); Danilo (Fabinho), Zé Rafael e Gustavo Scarpa; Dudu, Gabriel Veron (Wesley) e Rony (Rafael Navarro). T.: Abel Ferreira.

Estádio: Couto Pereira, em Curitiba (PR)

Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)

Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi (RS) e Jose Eduardo Calza (RS)

VAR: Wagner Reway (PB)

Gols: Dudu (PAL), aos 21'/1ºT; Rony (PAL), aos 18'/2ºT

Cartões amarelos: Guilherme Biro (COR); Dudu (PAL) e Fabinho (PAL)

Cartão vermelho: Thonny Anderson (COR)