Palmeiras, Grêmio e Internacional conquistaram ontem as três últimas vagas do módulo amarelo para as oitavas-de-final da Copa João Havelange. O alviverde paulista conseguiu a vaga ao vencer o Guarani – que também estava na disputa – por 2 a 0. Internacional bateu o Juventude por 2 a 1 enquanto o Grêmio derrotou o Santa Cruz, fora de casa, por 3 a 0. Na próxima fase, o Palmeiras enfrenta o São Paulo; Grêmio pega a Ponte Preta; e o Inter joga com o Atlético-PR.
Palmeiras e Guarani entraram em campo para uma decisão. Apenas uma equipe sairia do Parque Antarctica com a classificação assegurada. O time paulista começou melhor, com bons chutes de fora da área. Aos 20 minutos, Arce cobrou falta com categoria e o goleiro do Bugre espalmou para a linha de fundo. Na cobrança do escanteio, a bola desviou na zaga e sobrou para Magrão, que estava de costas para o gol. Ele arriscou uma bicicleta e estufou as redes do Guarani, abrindo o placar.
Depois do gol, o Palmeiras começou a atuar no contra-ataque. O segundo gol veio aos 37 minutos: Basílio cruzou da direita com perfeição, na cabeça de Tuta. O atacante palmeirense cabeceou sem marcação e ampliou o placar. No segundo tempo, o Palmeiras continuou dominando o jogo e não permitiu reação do Guarani.
O Internacional, outro classificado, também marcou seus dois gols no primeiro tempo com Fábio Rochemback, aos 18 minutos, e Rodrigão, aos 30. Marcos Paulo descontou para o Caxias do Sul, aos 46 da etapa inicial. Apesar da vitória, o Inter não jogou bem. O gol de Fábio Rochemback foi o primeiro chute do time no jogo. Ele recebeu um passe de Denilson, deixou a bola quicar à sua frente e chutou de pé esquerdo. A bola bateu na trave e entrou. Aos 30min. Elivélton cobrou uma falta da direita, Lúcio desviou de cabeça e Rodrigão, com a sola da chuteira, ampliou o placar.
O outro time gaúcho a garantir vaga ontem, o Grêmio, não apresentou um bom futebol. Mas soube aproveitar as falhas do adversário para permanecer na briga pelo título. Já aos 4 minutos, Rodrigo Mendes apareceu dentro da área depois de um cruzamento do lateral Patrício. O atacante subiu junto com o zagueiro Janduir e levou vantagem no lance. Cabeceou com categoria e marcou o primeiro gol da partida para a equipe gaúcha.
Mal organizado e sentindo a falta de um meia armador, o Santa Cruz só apresentou perigo ao gol adversário em bolas paradas – mas sem sucesso. Já o Grêmio teve apenas uma falta para cobrar no primeiro tempo, aos 26. O meia Itaqui bateu forte e, com curva, enganou o goleiro. 2 a 0. Aos 42, depois de uma falha dos zagueiros, João Carlos fez pênalti em Warley. Zinho bateu com classe e fechou o placar. Na etapa final, o Grêmio apenas segurou o resultado.
Os outros resultados da última rodada foram: São Paulo goleou o Vasco por 4 a 0; o Santos bateu o Botafogo por 4 a 1; o Fluminense derrotou a Ponte Preta por 4 a 3; o Flamengo ganhou do Vitória por 3 a 2; o Sport arrasou o Atlético-MG por 6 a 0; o Goiás ganhou do Bahia por 1 a 0; e o Corinthinas perdeu mais uma: 2 a 1 para o América-MG.

mockup