O encerramento da primeira fase do Campeonato Paulista reserva fortes emoções para os torcedores de Palmeiras e Santos, que vão entrar em campo sem classificação garantida ao mata-mata e precisam vencer seus jogos. A situação dos rivais é distinta, já que o Peixe é o líder do grupo B com 15 pontos e depende apenas de uma vitória simples sobre a Inter de Limeira, fora de casa, para confirmar a ida como primeiro colocado às quartas do Estadual. Red Bull Bragantino, Guarani e Portuguesa também estão na disputa.

O Verdão precisa de uma combinação de resultados para chegar ao mata-mata. Terceiro colocado do grupo D com 20 pontos, a equipe já viu o São Bernardo confirmar a classificação com 23 por conta do número de vitórias. Com isso, precisa de uma vitória sobre o Mirassol, fora de casa, e um tropeço da Ponte Preta, que tem 22, contra o Red Bull Bragantino, em Campinas. Caso a Macaca vença, nenhum resultado do Verdão bastaria.

Para o jogo decisivo contra o Mirassol, o técnico Abel Ferreira terá problemas para escalar o Verdão. Seguem fora da equipe os lesionados Gustavo Gómez, Maurício, Paulinho, Felipe Anderson e Bruno Rodrigues. Além deles, o zagueiro Murilo sofreu contusão muscular durante a vitória por 3 a 1 sobre o Botafogo-SP e não vai a campo no interior paulista. Com os desfalques, a defesa palmeirense será formada por Naves e Benedetti, de 22 e 18 anos, respectivamente, revelados pela base do clube.

O São Paulo também terá jogo decisivo na última rodada do Paulistão. Já classificado com 16 pontos, o Tricolor enfrenta o São Bernardo, fora de casa, e precisa da vitória para confirmar a liderança do grupo C. Segundo colocado, o Novorizontino tem 15.

O Corinthians, com 26 pontos, entra em campo contra o Guarani, na Neo Química Arena, já classificado e como líder do grupo A, mas também terá pelo que brigar na última rodada. Com um empate, a equipe alvinegra garante a liderança geral da primeira fase. Caso seja derrotado, pode ser ultrapassado pelo São Bernardo.

Na parte debaixo da tabela, quatro equipes entram em campo com chance de queda. Inter de Limeira, Água Santa e Noroeste, com sete pontos, são os principais concorrentes contra o rebaixamento. O Velo Clube, com dez, precisa de apenas um empate na rodada final para se garantir na primeira divisão em 2026.

A última rodada da primeira fase do Campeonato Paulista terá todos os jogos no domingo (23), às 18h30. Se enfrentam Ponte Preta x Red Bull Bragantino, em Campinas, Botafogo-SP x Novorizontino, em Ribeirão Preto, Velo Clube x Água Santa, em Rio Claro, São Bernardo x São Paulo, em São Bernardo do Campo, Corinthians x Guarani, em São Paulo, Mirassol x Palmeiras, em Mirassol, Noroeste x Portuguesa, em Bauru, e Inter de Limeira x Santos, em Limeira.