Em meio à polêmica e à reclamação dos clubes pela convocação dos seus principais jogadores para as seleções que disputam as Eliminatórias Sul-Americanas, o Campeonato Brasileiro prossegue nesta quarta-feira (6) com a realização de oito partidas pela 24ª rodada.

Herói da classificação do Palmeiras na Libertadores, Dudu comanda o ataque do Verdão em Belo Horizonte
Herói da classificação do Palmeiras na Libertadores, Dudu comanda o ataque do Verdão em Belo Horizonte | Foto: Washington Alves/AFP/Pool

Palmeiras e Flamengo estão entre os clubes que mais têm desfalques neste momento decisivo do Nacional que não vai parar para a disputa de mais três rodadas das Eliminatórias para a Copa do Mundo. Segundo e terceiro colocados, os rivais precisam superar as ausências para seguir na perseguição ao líder Atlético Mineiro.

Vice-líder, a dez pontos do Galo (39-49), o Palmeiras enfrenta o América Mineiro, às 21h30, no Independência, sem o goleiro Weverton, o zagueiro Gustavo Gómez e o lateral Piquerez, convocados para as seleções do Brasil, Paraguai e Uruguai, respectivamente. O técnico Abel Ferreira ainda não poderá contar com Victor Luis, Mayke e Marcos Rocha, todos no departamento médico.

O Coelho vem de recuperação no Brasileiro e não perde há seis partidas. A sequência positiva tirou o time da zona do rebaixamento. Atualmente, o América é o 14º, com 27 pontos.

Terceiro colocado, com 38 pontos e dois jogos a menos, o Flamengo é o time brasileiro que mais cedeu jogadores na última convocação. O clube bateu de frente com a CBF, garantindo que tinha a promessa da entidade de que os jogos seriam adiados no período das partidas das Eliminatórias. A CBF, no entanto, voltou atrás da decisão, em razão do calendário apertado.

O rubro-negro cedeu Gabigol e Everton Ribeiro para a seleção brasileira, Arrascaeta para a uruguaia e Isla para a paraguaia. Para o confronto com o Red Bull Bragantino, às 20h30, no estádio Nabi Abi Chedid, o técnico Renato Gaúcho coleciona ainda outros problemas. Gustavo Henrique, David Luiz e Diego estão machucados e Bruno Henrique, com dores musculares, é dúvida.

O Bragantino vem de um empate por 2 a 2 com o Corinthians na última rodada e é o quinto colocado, com 34 pontos. Além da boa campanha no Brasileiro, o time paulista está na decisão da Copa Sul-Americana, quando enfrentará o Athletico.

Enquanto os principais concorrentes tentam se aproximar na briga pelo título, o Atlético Mineiro tem a chance de aumentar a sequência de 15 jogos sem derrotas no Brasileiro. O Galo enfrenta a lanterna Chapecoense, às 19h, na Arena Condá. Apesar da vantagem na ponta, o técnico Cuca terá nove desfalques em Santa Catarina.

Guilherme Arana, Junior Alonso e Alan Franco foram convocados e jogadores importantes como Diego Costa, Vargas, Mariano e Savarino estão machucados. Já o meia Zaracho está suspenso.