O Palmeiras inicia nesta terça-feira (21) a disputa para tentar chegar a sua segunda final consecutiva da Libertadores da América. O Verdão recebe o Atlético Mineiro às 21h30, no Allianz Parque, no jogo de ida da semifinal. A partida de volta ocorre na próxima semana em Belo Horizonte.

Campeão em 2020, o técnico Abel Ferreira tenta levar o Palmeiras a mais uma decisão da Libertadores
Campeão em 2020, o técnico Abel Ferreira tenta levar o Palmeiras a mais uma decisão da Libertadores | Foto: orge Bevilacqua/Código 19/Folhapress

O duelo coloca frente a frente o líder e o segundo colocado do Campeonato Brasileiro. De um lado, o Verdão, atual campeão da Libertadores e que corre atrás do seu terceiro título continental. Do outro, o Galo, que fez grandes investimentos e montou um time cheio de estrelas, liderado por Hulk e Diego Costa. O time mineiro foi campeão da Libertadores em 2013.

O Palmeiras venceu no fim de semana pelo Brasileiro - 2 a 0 sobre a Chapecoense - e diminuiu um pouco a pressão pelo momento de instabilidade na temporada. Já o Atlético acumula 13 jogos de invencibilidade - 11 vitórias e dois empates -no Nacional e lidera a competição com sete pontos de vantagem sobre o rival.

Os dois times chegam a esta fase após classificações contundentes nas quartas de final. O Palmeiras eliminou o arquirrival São Paulo com direito a um 3 a 0 no jogo da volta. O time do técnico Cuca, que tem a melhor campanha da Libertadores, passou com duas vitórias sobre o poderoso River Plate e fez 4 a 0 no placar agregado.

Do lado palmeirense, a dúvida é o volante Danilo. Com um trauma no tornozelo, o jogador não atuou em Chapecó, mas voltou aos treinos no domingo e pode ser opção para a partida desta terça. Zé Rafael, que estava suspenso no Brasileiro, retorna ao time titular e com isso o técnico Abel Ferreira poderá escalar força máxima neste primeiro duelo. O ataque deve ter Dudu, Rony e Wesley.

Apesar de liderar o Brasileiro e estar na semifinal da Libertadores e da Copa do Brasil, o técnico Cuca faz questão de rechaçar a condição de favoritismo do Galo nas competições. O treinador não tem problemas para escalar a equipe e deve repetir o ataque com Hulk e Diego Costa, que jogaram juntos pela primeira vez e balançaram a rede na vitória por 3 a 0 sobre o Sport.

Assim como em 2020, a final da Libertadores pode ser disputada novamente por dois clubes brasileiros. Na outra semifinal, o Flamengo encara o Barcelona do Equador. O primeiro confronto ocorre na quarta-feira (22), no Maracanã. A volta será em Guayaquil, no dia 29. A decisão da Libertadores será mais uma vez em um jogo único e a final está agendada para o dia 27 de novembro no estádio Centenário, em Montevidéu.