Rio, 07 (AE) - O Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) interditou o Pacaembu para jogos do Corinthians, a partir de segunda-feira, e suspendeu o presidente da Comissão de árbitros da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Armando Marques, por causa de suas declarações ofensivas ao árbitro Paulo César de Oliveira, em entrevista recente à Rede Globo, na qual disse que ele sofria de "diarréia mental" e comia alfafa. "Vou acatar a decisão; se eu imponho a disciplina, tenho de ser disciplinado", garantiu Armando. As duas punições são preventivas, ainda sem prazo estipulado, e podem ser revistas ou ratificadas na próxima reunião da Comissão Disciplinar do TJD, dia 14, ou então no dia 19.
Armando foi denunciado com base no artigo 231 do Código Brasileiro Disciplinar de Futebol (CBDF), que pune com suspensão de 10 a 90 dias quem "ofender moralmente pessoa vinculada à associação ou entidade, por fato ligado ao futebol". Ele está agora impossibilitado de organizar a escala de árbitros para os jogos das três séries do Campeonato Brasileiro.
Logo após a decisão, anunciada pelo presidente do TJD, Sérgio Zveiter, Armando reuniu-se por cerca de 20 minutos com o secretário-geral da CBF, Marco Antonio Teixeira. Boatos de que Armando teria entregue o cargo foram desmentidos por Teixeira. "Ele continua tendo o apoio total e irrestrito da CBF", afirmou. "Tratamos apenas de assuntos administrativos e até de projetos futuros."
A interdição do Pacaembu, a princípio, valeria já para a rodada do fim de semana. Mas Zveiter voltou atrás ao ponderar que os preparativos para o jogo Corinhians x Paraná, sábado, no Pacaembu, já estavam adiantados. A punição ao Corinthians foi tomada por causa da invasão em campo de pelo menos um torcedor no jogo Corinthians 2 x 4 Vasco, em 22 de setembro.
Zveiter informou que o Paraná tem direito a recorrer no TJD da decisão da Comissão Disciplinar, que manteve o resultado do jogo Vasco 1 x 1 Paraná, em 19 de setembro, interrompido após o dirigente do Vasco Eurico Miranda ter invadido o gramado.
O auditor do TJD, Alvaro Moreira, entrou com duas representações no tribunal. Uma para que o presidente do Paraná, Dilso Rossi, seja julgado por ter dito que o TJD "era um circo". A outra é contra o auxiliar de árbitro Hilton Alves Malaquias, flagrado em uma transmissão da TV Bandeirantes ofendendo um jogador do Santos na partida contra o Internacional dia 2 de outubro.
Fluminense - O TJD manteve para o Maracanã o jogo do Fluminense com o Vila Nova-MG, marcado para às 19 horas de sábado, pela Série C do Campeonato Brasileiro. O Tricolor havia perdido o mando de campo por dois jogos em decorrência de incidentes no jogo de ida com o Vila Nova, em Nova Lima, quando torcedores do clubes invadiram o campo para agredir atletas do próprio Fluminense. A diretoria do clube conseguiu efeito suspensivo e, como o tribunal só voltou a analisar o caso hoje - o efeito foi cassado -, Zveiter achou por bem que a punição só começasse a vigorar a partir de segunda-feira.

mockup