OVERDOSE
DE SELEÇÃO


O torcedor brasileiro terá uma overdose da seleção brasileira de futebol neste final de semana. Três selecionados de diferentes faixas etárias estarão em ação hoje à tarde e na madrugada de domingo, na Europa e na Oceania. Esta tarde, em Vigo, a seleção principal, recheada de ‘‘estrangeiros’’ e comandada pelo auxiliar-técnico Candinho, enfrenta a Espanha, em amistoso comemorativo ao centenário da federação espanhola. No início deste domingo, o técnico titular Wanderley Luxemburgo põe em campo a seleção sub-23 para enfrentar a Austrália, em Sidney, em jogo preparatório para o Torneio Pré-Olímpico, marcado para janeiro/fevereiro em Londrina e Cascavel. Ainda na madrugada de amanhã, os garotos sub-17 do Brasil fazem o segundo jogo do Mundial da categoria enfrentando Mali, em Napier, na Nova Zelândia.

Albari Rosa/Arquivo FolhaEM NOME DO TALENTORonaldinho domina a bola durante treino da seleção para a Copa América, em Foz: atacante gaúcho será arma de Luxemburgo contra os australianos nesta madrugadaFrance PresseBYE, BYERonaldo deixa Sidney: polêmica entre a seleção e a Inter de Milão desgastou a imagem do atacante junto ao técnico Wanderley Luxemburgo, que não garante mais sua participação na Olimpíada-2000France PresseMarcos no treino: goleiro chegou apenas ontem à Espanha

De Londrina e agências
Com exceção da sub-17, as outras duas seleções enfrentam problemas típicos da má organização do futebol brasileiro. Em Sidney, Luxemburgo entrou em choque com dirigentes da Inter de Milão e cortou o atacante Ronaldo dos dois amistosos contra a Austrália (leia texto nesta página), frustrando os torcedores locais. Em Vigo, Candinho reúne um ‘‘catado’’ brasileiro na Europa sem ter tido um treino mais apurado com a equipe completa – os goleiros Marcos e Zetti só chegaram ontem à Espanha – para cumprir um amistosos caça-níquel agendado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Não é à toa que o Campeonato Brasileiro quase se perde em meio a intermináveis ações nas justiças Desportiva e Comum.
Vigo – Diante de uma equipe desfigurada, com jogadores convocados pelo critério da fama, em uma partida sem objetivo tático, Candinho resolveu se isentar de responsabilidade no amistoso contra a Espanha. Será a estréia do assistente de Luxemburgo no comando do time isoladamente. As TVs Bandeirantes e Globo transmitem o jogo ao vivo.
Enquanto a seleção anfitriã dedicou uma semana aos treinos diários, o grupo brasileiro só se completou ontem, com a chegada dos goleiros Marcos e Zetti, convocados de última hora. No início do único treino técnico/tático realizado para o jogo, Roberto Carlos e Jardel se revezaram no gol até que os goleiros chegassem.
Segundo Candinho, o objetivo é ‘‘movimentar os jogadores na folga de seus clubes e ‘‘retribuir ao carinho e à amizade da federação espanhola com a brasileira’’.
O time principal do Brasil vai entrar em campo, no estádio de Balaídos, do Celta, mais para promover um espetáculo em comemoração aos cem anos da Real Federação Espanhola de Futebol. Em troca da ‘‘cortesia’’ de ter aceitado participar de um amistoso na véspera de outro, da seleção pré-olímpica, agendado dois anos antes, a CBF vai receber R$ 2 milhões. Os 28 mil ingressos colocados à venda se esgotaram em dois dias.
O Brasil terá quatro alterações em relação à equipe campeã da última Copa América. Ronaldo, Vampeta, Dida e Roque Júnior estão fora. O primeiro, porque defenderia a seleção sub-23 na Austrália. Vampeta e Dida, para poupar o Corinthians no Brasileiro. O último, para dar vaga a um ídolo maior na Europa, Aldair. Ronaldo será substituído por Ânderson, atual artilheiro do líder do Campeonato Francês, o Lyon, e ídolo na Espanha, por já ter atuado no Barcelona.
Sub-23 – Para o lugar de Ronaldo, o técnico vai escalar Fábio Júnior, da Roma, que formará a dupla de ataque com Ronaldinho, do Grêmio. O meio-campo terá Alex, do Palmeiras, e Denílson, do Betis espanhol, responsáveis pela armação de jogadas.
Os organizadores do evento anunciaram ontem que estão aceitando a devolução de ingressos dos jogos. Em média, um bilhete custa US$ 96. Existe a possibilidade de os portões serem abertos ao público. A Rede Globo transmite com exclusividade e ao vivo. O segundo jogo será na quarta-feira, em Melbourne.
Sub-17 – O Brasil assumiu a liderança do Grupo C do Campeonato Mundial Sub-17. A equipe, dirigida pelo técnico Carlos César Ramos, venceu a Austrália por 2 a 1. Marquinhos e Ricardo fizeram os gols brasileiros; MacAllister descontou para os australianos. Com o resultado, o Brasil, atual campeão mundial, soma três pontos, dois a mais que Mali e Alemanha – que empataram ontem por 0 a 0. A seleção brasileira volta a campo na madrugada de domingo para enfrentar Mali. No outro jogo do grupo, jogam Austrália e Alemanha.

EM VIGO
Espanha
Molina; Michel Salgado, Nadal, Abelardo e Sergi; Guardiola, Etxeberria, Luis Enrique e Valerón; Raúl e Morientes. Técnico: José Antonio Camacho
Brasil
Marcos; Cafu, Antônio Carlos, Aldair e Roberto Carlos; Émerson, Marcos Assunção, Zé Roberto e Rivaldo; Ânderson e Elber. Técnico: Candinho
Árbitro: Temmink (HOL)
Estádio: Balaídos, em Vigo
Horário: 17h15 (de Brasília)

EM SIDNEY
Austrália
Mark Bosnich; Muscat, Okon, Foxe e Moore; Vidmar, Zelic, Skoco e Korika; Viduka e Agostino. Técnico: Frank Farina
Brasil
Sílvio Luís; Mancini, Álvaro, Fábio Bilica e Dedê; Marcos Paulo, Mozart, Alex e Denílson; Ronaldinho e Fábio Júnior. Técnico: Wanderley Luxemburgo
Árbitro: não divulgado
Estádio: Olímpico de Sidney
Horário: 2h (de domingo)